O Ciclo de Deming e o planejamento nas instituições de ensino superior da Nicarágua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15517/pkd4n157

Palavras-chave:

planejamento, deming, processos, universidades, estratégias

Resumo

Este ensaio consiste na modelagem do ciclo ou modelo de Deming no planejamento de ações vinculadas aos processos-chave de formação (ensino), pesquisa, vinculação ou extensão e gestão institucional nas Instituições de Ensino Superior (IES) da Nicarágua. Isso modela cada fase do modelo ou ciclo de Deming conhecido pela sigla PDCA (Plan, Do, Check and Act); Planejar, Fazer, Verificar e Agir (PHVA). Foi realizada uma pesquisa documental em nível regional e nacional sobre o planejamento institucional e a importância do ciclo de Deming na gestão da qualidade sob a perspectiva de diferentes autores. Da mesma forma, cada fase do ciclo de Deming estava vinculada às ações derivadas dos processos-chave e estratégicos realizados nas universidades. O estudo conclui que, no planejamento realizado pelas instituições universitárias, são aplicadas as fases do modelo ou ciclo de Deming, complementado com os documentos normativos emitidos pelo Conselho Nacional de Universidades (CNU) da Nicarágua. Da mesma forma, constatou-se que as atividades planejadas em cada um dos processos institucionais chave e estratégicos são apoiadas por um sistema de administração, gestão e mitigação de riscos, por meio de documentos emitidos pela Controladoria Geral da República (CGR) da Nicarágua, o que dá consistência e solidez ao planejamento realizado pelas universidades.

Biografia do Autor

  • Dr. Julio César Orozco Alvarado, Consejo Nacional de Evaluación y Acreditación (CNEA)

    Julio César Orozco Alvarado es máster y doctor en Educación e Intervención Social, máster en Educación y Didácticas de las Ciencias Sociales, Licenciado en Enseñanza de las Ciencias Sociales y Profesor de Educación Media. Ha publicado dos libros: Didáctica de las Ciencias Sociales. Fundamentos Teóricos y Modelación de Unidades didácticas (2018) y otro titulado Desarrollo de Competencias Docentes en la Asignatura Didáctica de las Ciencias Sociales (2019), ambos publicados en la Editorial Universitaria de la UNAN-Managua. Ha publicado artículos en Revistas Científicas nacionales e internacionales. Además, ha participado como ponente en Congresos nacionales e Internacionales con temáticas vinculadas con lo Social y lo Educativo. Es miembro del Comité Científico de la Revista de Educación Índice de Nicaragua, Revista El Torreón Universitario, Revista RAICES de la Facultad de Humanidades y de la Revista Ciencias Sociales y Educación de Medellín, Colombia. Ha trabajado en Docencia Universitaria por más de 25 años, impartiendo docencia en Pregrado, Grado y Posgrado (Especialidades, Maestría y Doctorado). A partir del 2023 es Miembro del Consejo Nacional de Evaluación y Acreditación (CNEA).

Referências

Bausela, E. (2003). Metodología de la Investigación Evaluativa: Modelo CIPP. Revista Complutense de Educación, 14(2), 361-376. https://revistas.ucm.es/index.php/RCED/article/view/RCED0303220361A

Carriazo, C., Pérez, M. y Gaviria, K. (2020). Planificación educativa como herramienta fundamental para una educación con calidad. Utopía y Praxis Latinoamericana, 25(3), 87-95. https://doi.org/10.5281/zenodo.3907048

Consejo Nacional de Evaluación y Acreditación (2021). Guía de Autoverificación de Obligaciones establecidas en el arto. 10 de la Ley 704. CNEA. https://www.cnea.edu.ni/sites/default/files/2021-07/Guia%20autoverificacion%20PVO_IES.pdf

Consejo Nacional de Universidades. (2024a). Marco Estratégico de la Educación Universitaria 2022-2030 (2da ed.). CNU. https://www.cnu.edu.ni/wp-content/uploads/2024/10/Marco_Estrategico_ES_2022-2030_-2daEd_vF.pdf

Consejo Nacional de Universidades. (2024b). Plan Nacional de Educación Universitaria 2023-2026 (2da ed.). CNU. https://www.cnu.edu.ni/wp-content/uploads/2025/01/Plan_Nac_Ed_Univ_2daEd_2023-2026_vF-1.pdf

Contraloría General de la República. (2022). Guía Especializada para la Evaluación de Riesgos en el Sector Público. La Gaceta: Diario Oficial (170). http://legislacion.asamblea.gob.ni/gacetas/2022/9/g170.pdf

Contreras, E. (2013). El concepto de estrategia como fundamento de la planeación estratégica. Pensamiento & Gestión (35), 152-181. https://www.redalyc.org/pdf/646/64629832007.pdf

Davalos, L. (s.f.). Planificación Estratégica: Visión, Misión, Objetivos y Estrategia. Lab Calidad. https://labcalidad.wordpress.com/wp-content/uploads/2016/03/3-planificacic3b3n1.pdf

Espinoza, R. (2009). El fayolismo y la organización contemporánea. Visión Gerencial, (1), 53-62. www.redalyc.org/pdf/4655/465545880010.pdf

Fuentes, P. (1986). Hacia un concepto de planificación de la educación. Anales de Pedagogía (4), 89-102. https://revistas.um.es/analespedagogia/article/view/288241/209421

García, B. (2010). Modelos teóricos e indicadores de evaluación educativa. Revista Electrónica Sinéctica (35), 1-21. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-109X2010000200005

García, M., Quispe, C. y Ráez, L. (2003). Mejora continua de la calidad en los procesos. Industrial Data, 6(1), 89-94 https://www.redalyc.org/pdf/816/81606112.pdf

Guadamud, J., Chiriboga, I., Zumba, J., Briceño, R., Jiménez, J. y Palma, A. (2024). Innovaciones y tendencias en los sistemas de evaluación educativa. LATAM Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales y Humanidades, 5(3), 1724 – 1733. https://doi.org/10.56712/latam.v5i3.2157

Pulido, A., Pérez, V. y Bravo, M. (2023). Una aproximación a la gestión de los procesos universitarios: sus dimensiones. Mendive. Revista de Educación, 21(1), e3012. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3012

Ramírez, R. (2018). La planeación estratégica y la calidad docente en la Universidad. Revista Torreón Universitario (19), 6-17. https://doi.org/10.5377/torreon.v7i19.7906

Salazar, D. y Romero, G. (2006). Planificación. ¿Éxito Gerencial? Multiciencias, 6(1), 1-17. https://www.redalyc.org/pdf/904/90460103.pdf

Suárez, K. y Zeña, J. (2022). El ciclo Deming y la productividad: Una Revisión Bibliográfica y Futuras Líneas de Investigación. Qantu Yachay, 2(1), 63-79. https://doi.org/10.54942/qantuyachay.v2i1.21

Universidad de San Carlos (2015). Instructivo para la Elaboración de Planes Estratégicos. USAC. https://plani.usac.edu.gt/wp-content/uploads/2015/08/guias-de-trabajo-para-elaborar-pe-revisado.pdf

Vinces-Sánchez, O., Ramírez-Mayón, L., y Paladines-Condoy, J. (2023). Planificación educativa: herramienta fundamental para la gestión de las instituciones educativas. Revista Sociedad & Tecnología, 6(2), 322-334. https://doi.org/10.51247/st.v6i2.376

Publicado

2025-07-02

Como Citar

O Ciclo de Deming e o planejamento nas instituições de ensino superior da Nicarágua. (2025). Gestión De La Educación, 11(2). https://doi.org/10.15517/pkd4n157