Impacto da cultura organizacional no clima da sala de aula e no professor assertivo-democrático em universidades privadas no México
DOI:
https://doi.org/10.15517/r68gpw46Palavras-chave:
atitude do professor, educação, ensino, sala de aula, culturaResumo
O objetivo foi identificar como a cultura organizacional impacta o clima de sala de aula do professor assertivo-democrático. Foi realizada uma revisão de diversos textos por meio de análise documental. A cultura organizacional confere identidade a todos os membros das instituições de ensino superior, buscando atender às constantes mudanças na sociedade e às demandas da juventude atual, onde cada profissional deve possuir habilidades e atitudes que o ajudem a atuar em um ambiente de trabalho competitivo. As conclusões identificam a importância de reconhecer a cultura organizacional, a filosofia da escola e o estilo de ensino que os professores aplicam em sala de aula para gerar um clima que permita um fluxo de trabalho organizado e motivador, sem descuidar dos elementos psicossociais que influenciarão o desempenho docente e discente. Para enfrentar os desafios da modernização educacional e da globalização, propõe-se que uma instituição privada respeite e adapte sua cultura, valores e estrutura, sem perder de vista seus objetivos, uma vez que estes continuarão sendo a diretriz de trabalho para cada membro da comunidade realizar suas atividades. Ter um clima organizacional adequado, alinhado à filosofia de uma instituição educacional, criará um ambiente organizado para funcionários e alunos. Elementos psicossociais terão impacto na sala de aula e melhorarão a gestão educacional, impactando o comportamento da equipe da instituição e, por sua vez, afetando o desempenho dos alunos, à medida que eles replicam o que aprendem em sala de aula.
Referências
Burbano, E. Y. (2020). Importancia de la cultura organizacional en las instituciones educativas. Societas, 22(1), 54-67. https://doi.org/10.48204/j.societas.v22n1a4
Chávez-Ojeda, M. Z., Pantigoso-Leython, N., Varas Rivera, S. M. y Valverde Alva, W. E. (2023). Cultura organizacional y desempeño docente. EPISTEME KOINONIA Revista electrónica de ciencias de la educación, humanidades, artes y bellas artes, 6(12), 198-218. https://doi.org/10.35381/e.k.v6i12.2559
García, R., Flores, J. A., Ruiz, J. I., Flores, D. N. y Hernández, L. F. (2024). Análisis del clima organizacional en el ámbito universitario: un estudio de caso en una universidad. Revista NeyArt, 2(3), 1-13. https://doi.org/10.61273/neyart.v2i3.57
Gobierno de México. (2022). ¿Qué es un entorno de trabajo saludable y seguro? Promosalud. https://www.gob.mx/promosalud/articulos/que-es-un-entorno-de-trabajo-saludable-y-seguro#:~:text=Un%20entorno%20de%20trabajo%20saludable%20debe%20proporcionarnos%20un%20ambiente%20accesible,tambi%C3%A9n%20de%20prevenci%C3%B3n%20de%20enfermedades
Howard-Grenville, J. y Lahnem, B. (2022). La cultura organizacional como una herramienta de cambio. SSIR-ES. Stanford Social Innovation Review en Español. https://ssires.tec.mx/es/noticia/la-cultura-organizacional-como-una-herramienta-de-cambio
Lara, L. M., Rodríguez, G. I., Parada, A., Pinzón, O. I. y Valderrama, J. J. (2021). Clima de aula, estilo docente y educación para la convivencia y la ciudadanía. Editorial Pontificia Universidad JAVERIANA. https://repository.javeriana.edu.co/bitstream/handle/10554/59094/978-958-781-649-5.pdf?sequence=1
Licenciaturas Anáhuac Mayab. (2024). Universidad pública vs. Universidad privada: ¿cuál es mejor? Anáhuac Mayab. Blog de Licenciaturas. https://merida.anahuac.mx/licenciaturas/blog/universidad-publica-vs-universidad-privada-cual-es-mejor#:~:text=Ventajas%20de%20estudiar%20en%20una%20universidad%20privada&text=A%20diferencia%20de%20las%20instituciones,alto%20nivel%20acad%C3%A9mico%20y%20es
Marcelino, M., Martínez, M. y Camacho, A. (2024). Análisis documental, un proceso de apropiación del conocimiento. Revista Digital Universitaria, 25(6), 1-11. https://www.revista.unam.mx/wp-content/uploads/v25_n6_a1.pdf
Marín, R. (2023). Estas son las características que debería tener una sociedad para ser exitosa, según Platón. Infobae. https://www.infobae.com/estados-unidos/2023/12/06/estas-son-las-caracteristicas-que-deberia-tener-una-sociedad-para-ser-exitosa-segun-platon/
Márquez, J. O. y Cardoso, D. (2022). El clima organizacional y su influencia en colaboradores en una universidad mexicana. RIDE Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 13(25), 1-27. https://doi.org/10.23913/ride.v13i25.1324
Ministerios de Trabajo, Empleo y Seguridad Social. (2022). Factores y riesgos psicosociales del trabajo. Superintendencia de Riesgos del Trabajo. https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/guia_factores_y_riesgos_psicosociales_2.pdf
Nyce Company. (2024). NOM-035-STPS-2028 Factores de riesgo psicosocial en el trabajo - identificación, análisis y prevención. https://www.nyce.org.mx/nom-035-stps-2018-factores-de-riesgo-psicosocial-en-el-trabajo-identificacion-analisis-y-prevencion-2/#:~:text=%C2%BFQu%C3%A9%20busca%20la%20NOM%2D035,la%20salud%20de%20los%20trabajadores
Saiz, M. L. y Jácome, R. T. (2022). Revisión bibliográfica: La Cultura Organizacional de las Instituciones de Educación Superior. Revista gestión de las personas y tecnología, 15(43), 1-19. http://dx.doi.org/10.35588/gpt.v15i43.5463
Sánchez, J. R. (2023). El origen medieval de las universidades: los estudios como alimento del espíritu. Universidad Anáhuac Puebla. https://puebla.anahuac.mx/posgrados/blog/doctorado/el-origen-medieval-de-las-universidades-los-estudios-como-alimento-del-espiritu#:~:text=En%201088%2C%20en%20el%20burgo,la%20b%C3%BAsqueda%20de%20la%20verdad
Yopan, J. L., Palmero, N. y Santos, J. R. (2020). Cultura Organizacional. Controversias y Concurrencias Latinoamericanas, 11(20), 262-281. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=588663787016
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.