Gestión de la Educación ISSN electrónico: 2215-2288

OAI: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/gestedu/oai
A supervisão escolar e a avaliação da qualidade educativa no contexto do Objetivo 4 de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030: desafios e propostas
PDF (Español (España))
HTML (Español (España))

Palavras-chave

community of practice
educational evaluation
quality education
school supervision
comunidad de práctica
educación de calidad
evaluación educativa
supervisión escolar
comunidade de prática
educação de qualidade
avaliação educacional
supervisão escolar

Como Citar

Valdez Miramontes, J. A. (2025). A supervisão escolar e a avaliação da qualidade educativa no contexto do Objetivo 4 de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030: desafios e propostas. Gestión De La Educación, 11(1). https://doi.org/10.15517/rge.v11i1.60745

Resumo

O documento apresenta os resultados de uma revisão documental sobre as demandas atuais enfrentadas pelos cidadãos em um mundo globalizado e sua relação com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Especificamente, analisa-se o papel da supervisão escolar no México como um elemento-chave para implementar e avaliar políticas educacionais que promovam uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, conforme estabelecido no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4. A supervisão escolar é explorada a partir de suas funções de assessoria, acompanhamento pedagógico, controle e administração, buscando alinhar os processos educacionais com modelos de qualidade e atender às necessidades da comunidade educativa.
Para enfrentar os desafios da modernização e da globalização educacional, o documento propõe a criação de uma comunidade de prática para supervisores escolares de telesecundária. Este espaço colaborativo permitiria a troca de experiências e o desenvolvimento de competências que até agora têm sido pouco abordadas na formação continuada, facilitando uma supervisão mais profissionalizada e eficaz. Além disso, a comunidade de prática busca estabelecer uma rede de apoio entre supervisores que fortaleça a gestão educacional por meio de estratégias colaborativas, alinhando o sistema educacional mexicano aos compromissos internacionais e respondendo às demandas atuais dos sistemas educacionais.

https://doi.org/10.15517/rge.v11i1.60745
PDF (Español (España))
HTML (Español (España))

Referências

Bertoni, A., Poggi, M. y Teobaldo, M. (1995). Evaluación. Nuevos significados para una práctica compleja. Buenos Aires: Kapelusz. https://www.terras.edu.ar/biblioteca/12/ECPI_Bertoni_Unidad_3.pdf

Campuzano, M. E. P. (2021). ¿Administradores o líderes pedagógicos?: un estudio de caso sobre los alcances de las políticas en materia de supervisión escolar desde la perspectiva del sensemaking (Tesis doctoral). Centro de Investigación y Docencia Económicas. https://repositorio-digital.cide.edu/handle/11651/4558

Cano, E. (1996). La calidad de la educación (Tesis doctoral). Universidad de Barcelona. https://diposit.ub.edu/dspace/handle/2445/172855

Casanova, M. A. (2015). La supervisión, eje del cambio en los sistemas educativos. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 13(4), 7-20. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=55141403002

Cervantes, E. y Serna, J. (2019). Mapa colaborativo de la supervisión escolar en el norte del estado de Chihuahua. XV Congreso Nacional de Investigación Educativa COMIE. https://www.researchgate.net/profile/Evangelina-Cervantes-Holguin/publication/352940545_Mapa_colaborativo_de_la_supervision_escolar_en_el_norte_del_estado_de_Chihuahua/links/60e07f5b458515d6fbfa00fa/Mapa-colaborativo-de-la-supervision-escolar-en-el-norte-del-estado-de-Chihuahua.pdf

Córdoba, F. (2006). La evaluación de los estudiantes: una discusión abierta. Revista Iberoamericana de Educación, 39(7), 1-8. https://doi.org/10.35362/rie3972537

Del Castillo, G. y Azuma, A. (2011). Gobernanza local y educación. La supervisión escolar. Ciudad de México: FLACSO.

De la Orden, A. (1993). La escuela en la perspectiva del producto educativo: Reflexiones sobre evaluación de centros docentes. Bordón: Revista de pedagogía, 45(3). https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=54442

Hernández, J. A., Ronquillo, C. y Anguiano B. (2017). Valoración del desempeño del supervisor escolar desde la perspectiva del docente en educación básica. Memoria electrónica del Congreso Nacional de Investigación Educativa. https://www.comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v14/doc/1271.pdf

Ley General de Educación. Diario Oficial de la Federación, 30 de septiembre de 2019. https://www.diputados.gob.mx/LeyesBiblio/pdf/LGE.pdf

Marte Espinal, R. y Orgaz Agüera, F. (2019). Análisis del entorno virtual de aprendizaje en la educación superior universitaria: Caso de estudio en República Dominicana. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo. https://www.eumed.net/rev/atlante/2019/03/entorno-virtual-aprendizaje.html

Michel, A. (2002). Una visión prospectiva de la educación: retos, objetivos y modalidades. Revista de Educación, (Número extraordinario 1), 13–24. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=297200

Organización Internacional de Normalización. (2018). ISO 21001:2018 - Organizaciones educativas - Sistemas de gestión para organizaciones educativas - Requisitos con orientación para su uso.

Pont, B., Nusche, D., & Moorman, H. (2009). Mejorar el liderazgo escolar. Volumen 1: Política y práctica. Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económicos (OCDE). https://www.oecd.org/education/school/44374937.pdf

Rul Gargallo, J. (2006). Relaciones entre modelo escolar y calidad educativa. Organización y gestión educativa: Revista del Fórum Europeo de Administradores de la Educación, 14(3), 17-20.

Santos, M. A. (1993). La evaluación: un proceso de diálogo, comprensión y mejora. Investigación en la Escuela, (20), 23-35. https://revistascientificas.us.es/index.php/IE/article/view/8553/7597

Secretaría de Educación Pública. (2017). Plan y programas de estudio para la educación básica. Gobierno de México. https://www.gob.mx/sep/articulos/aprendizajes-clave-para-la-educacion-integral

Silvera, L. M. (2016). La evaluación y su incidencia en la deserción escolar: ¿Falla de un sistema, de las instituciones educativas, del docente o del estudiante? Revista Educación y Humanismo, 18(31), 313-325. https://revistas.unisimon.edu.co/index.php/educacion/article/view/2365

Tiana, A. (2006). La evaluación de la calidad de la educación: conceptos, modelos e instrumentos. Transatlántica de Educación, 1, 18-29. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/2346178.pdf

UNESCO/ODS. (2015). Desglosar el Objetivo de Desarrollo Sostenible 4 Educación 2030 guía. https://www.buenosaires.iiep.unesco.org/sites/default/files/archivos/ODS4_0.pdf

##plugins.facebook.comentarios##

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Downloads

Não há dados estatísticos.