Resumo
Este artigo analisa as representações sociais que emergem das interacções sociais e individuais quotidianas com a água, tornando o recurso água um elemento fundamental nas práticas quotidianas da humanidade. Estas representações sociais, que englobam crenças, significados e emoções, são analisadas na perspetiva do governo das emoções de Victoria Camps, explorando a seguinte questão: Que emoções caracterizam as representações sociais dos jovens sobre a água? O objetivo é estabelecer uma relação entre as emoções presentes nestas representações sociais e o seu potencial para influenciar as práticas sociais relacionadas com a água. De seguida, apresentam-se os dados empíricos obtidos através de uma investigação qualitativa que envolveu entrevistas em profundidade. Começa-se por delinear as representações sociais da água, seguindo-se uma análise das emoções que lhes estão subjacentes.
Referências
Abric, J. (2001). Prácticas sociales y representaciones. Ediciones Coyoacán, Filosofía y Cultura Contemporánea.
Arrojo, P. (2008). La nueva cultura del agua del siglo XXI. Sociedad Estatal Zaragoza Expoagua.
Banchs, M. (1986). Concepto de representaciones sociales: análisis comparativo. Revista costarricense de psicología, (89), 27-40.
Barlow, M. (2009). El convenio azul: La crisis global del agua y la batalla futura por el derecho al agua. Fundación Heinrich Böll - Cono Sur.
Camps, V. (2011). El gobierno de las emociones. Herder Editorial.
Castoriadis, C. (1982). La institución imaginaria de la sociedad. Tusquets Editores.
Couto, H. (2007). Ecolingüística: estudo das relacoes entre língua e meio ambiente. Editorial Thesaurus.
Couto, H. (2009). Ecolingüística. Cadernos de Linguagem e Sociedade, 10(1), 125-149.
De Vanssay, B., Moser, G. y Ratiu, E. (2005). Pensar en el agua. Representaciones sociales, ideologías y prácticas: Un modelo de las relaciones con el agua en diferentes contextos societales. Trayectorias, 7(18), 79-91.
Flores, R. C. (2009). Las representaciones sociales del uso del agua. En R. López Zárate (Dir.), Memorias del X Congreso Nacional de Investigación Educativa (pp. 1-9). Consejo Mexicano de Investigación Educativa A.C.
Gutiérrez, S., Arbesú, M. y Piña, J. (2012). Emociones y representaciones sociales. El caso de los estímulos académicos. En O. Mireles (Ed.), Representaciones sociales: emociones, significados y prácticas en la educación superior (pp. 19-50). Instituto de Investigaciones Sobre la Universidad y la Educación, Universidad Nacional Autónoma de México.
Ibáñez, T. (1994). Representaciones sociales: teoría y métodos. En T. Ibáñez (Ed.), Psicología social construccionista (pp. 153-212). Universidad de Guadalajara.
Jodelet, D. (1993). La representación social: fenómenos, concepto y teoría. En S. Moscovici (Ed.), Psicología Social (pp. 469-494). Paidós.
Moscovici, S. (1979). El psicoanálisis, su imagen y su público. Huemul.
Moscovici, S. (1988). Notes towards a description of Social Representations. European Journal of Social Psychology, 18, 211-259. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ejsp.2420180303
Nussbaum, M. (1992). Human Functioning and Social Justice: In Defense of Aristotelian Essentialism. Political Theory, 20(2), 202-246. https://www.jstor.org/stable/192002
Organización de las Naciones Unidas [ONU]. (s. f.). Paz, dignidad e igualdad en un planeta sano. https://www.un.org/es/global-issues/water#:~:text=El%20agua%20est%C3%A1%20en%20el,supervivencia%20de%20los%20seres%20humanos
Ortony, A., Clore, G. y Collins, A. (1988). The cognitive structure of emotions. Cambridge University Press.
Rodríguez, Ó., Melo, M., Sánchez, A., García, K. y Lázaro, D. (2003). El agua: representaciones y creencias del ahorro y el dispendio. POLIS: Investigación y análisis sociopolítico y psicosocial, 18(2), 29-43. https://polismexico.izt.uam.mx/index.php/rp/article/view/515
Rojas, R. (1981). El proceso de investigación científica. Trillas.
Seidman, I. (2013). Interviewing as Qualitative Research: A Guide for Researchers in Education and the Social Sciences. Teachers College.
Shiva, V. (2003). Las guerras del agua. Privatización, contaminación y lucro. Siglo Veintuno.
Torres, T., Soltero, R., Pando, M., Aranda, C. y Salazar, J. (2008). Vida, frescura y limpieza: representaciones sociales del agua desde el punto de vista de adolescentes y de padres de familia. Medio Ambiente y Comportamiento Humano, 9(1-2), 171-195.
Comentários

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Revista humanidades