Resumo
Este artigo examina o crescente aumento dos podcasts de ficção em espanhol no contexto atual da esfera literária digital na esfera hispânica. Inicialmente, analisa-se o fenômeno do podcasting como um meio híbrido que se situa na confluência da intermidialidade e da recente plataformização da produção cultural. Em seguida, aprofunda-se a relação recente entre séries de áudio e narrativas especulativas de ficção científica, destacando a prevalência de temas relacionados a futuros distópicos, imaginários apocalípticos e especulações tecnocientíficas. Posteriormente, oferece uma visão panorâmica da produção de podcasts desta linha na América Latina e na Espanha. O artigo conclui com uma proposta de agenda de pesquisa que busca estabelecer um diálogo entre a literatura comparada e o paradigma da intermidialidade, com o objetivo de posicionar a ficção sonora como objeto de estudo transdisciplinar.
Referências
Amorim, A. D. L. T. D. y Araújo, M. J. D. C. G. (2021). How the Social Isolation Caused by the Covid-19 Pandemic Impacted Podcast Consumption in Brazil: An Analysis of National News Reports. Brazilian Journal of Development, 7(3), 25802-25815. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-335
Arquero, I. (2015). De vuelta a la ficción sonora. Espéculo. Revista de Estudios Literarios, 54, 155-168. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4973847
Askander, M., Gutowska, A. y Kristóf, P. (2022). Transmedial Storyworlds. En J. Bruhn y B. Schirrmacher (Eds.), Intermedial Studies: An Introduction to Meaning Across Media (pp. 265-281). Routledge.
Bartual, M. (2023). Titania [Audio pódcast]. Podium Podcast. https://www.podiumpodcast.com/podcasts/titania-podium-os/
Bartual, M. y Pacheco, C. (2021). Santuario [Audio pódcast]. Audible. https://www.audible.es/pd/Santuario-Podcast/B097PZRKJT
Beeuwsaert, D. (2022). La consolidación del Podcast como emblema radial en un contexto de consumo on demand, pandemia y crisis de los medios tradicionales [Trabajo Final de Grado en Comunicación Social, Universidad Nacional de La Plata]. Repositorio Institucional de la UNLP. http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/150184
Beltrán, F. y Páez, L. (2022). Podcasting, ensayo conceptual de un diseño. Sociológica, 106(37), 105-138. http://www.sociologicamexico.azc.uam.mx/index.php/Sociologica/article/view/1723
Berry, R. (2015). A Golden Age of Podcasting? Evaluating “Serial” in the Context of Podcast Histories. Journal of Radio & Audio Media, 22(2), 170-178. https://doi.org/10.1080/19376529.2015.1083363
Bolter, J. D. (2012). Transference and Transparency: Digital Technology and the Remediation of Cinema. Intermédialités: Histoire et théorie des arts, des lettres et des techniques, (20), 171-184. https://doi.org/10.7202/1023532ar
Bonini, T. (2015). The ‘Second Age’ of Podcasting: Reframing Podcasting as a New Digital Mass Medium. Quaderns del CAC, 41(18), 21-30. https://www.cac.cat/sites/default/files/2019-01/Q41_Bonini_EN_0.pdf
Bonini, T. (2022). Podcasting as a Hybrid Cultural Form Between Old and New Media. En M. Lindgren y J. Loviglio (Eds.), The Routledge Companion to Radio and Podcast Studies (pp. 19-29). Routledge.
Bottomley, A. J. (2015). Podcasting, Welcome to Night Vale, and the Revival of Radio Drama. Journal of Radio y Audio Media, 22(2), 179-189. https://doi.org/10.1080/19376529.2015.1083370
Carrión, J. (2019, 1 de diciembre). Un nuevo canon cultural en diez objetos. The New York Times. https://www.nytimes.com/es/2019/12/01/espanol/opinion/un-nuevo-canon-cultural-en-diez-objetos.html
Carrión, J. (2020, 22 de noviembre). La edad de oro del pódcast. The New York Times. https://www.nytimes.com/es/2020/11/22/espanol/opinion/podcast-spotify.html
Carrión, J. (2022, 16 de febrero). Las inesperadas mutaciones de la literatura digital. The Washington Post. https://www.washingtonpost.com/es/post-opinion/2022/02/16/ebook-libros-digitales-inteligencia-artificial-podcast-comics/
Cases, C. (2016). El auge de la ficción sonora en España mediante el podcasting [Trabajo de fin de grado en Periodismo, Universidad Miguel Hernández, España]. Repositorio RediUMH. http://dspace.umh.es/handle/11000/3651
Chimal, A. (2018, 27 de abril). De la ficción especulativa latinoamericana. Latinamerican Literature Today. https://latinamericanliteraturetoday.org/es/2018/04/latin-american-speculative-fiction-alberto-chimal/
Cubillo, R. (2013). La intermedialidad en el siglo XXI. Diálogos. Revista Electrónica de Historia, 14(2), 169-179. https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/dialogos/article/view/8444
Domínguez, C., Saussy, H. y Villanueva, D. (2016). Lo que Borges le enseñó a Cervantes: Introducción a la literatura comparada. Taurus.
Durrani, M., Gotkin, K. y Laughlin, C. (2015). Serial, Seriality, and the Possibilities for the Podcast Format: Visual Anthropology. American Anthropologist, 117(3), 1-4. https://doi.org/10.1111/aman.12302
Espada, A. E. (2023). Hacia la industrialización del podcast en América Latina: Un estudio de la evolución y desarrollo del modelo productivo del podcasting latinoamericano [Ponencia]. XVI Congreso ALAIC 2022: La comunicación como bien público global. Nuevos lenguajes críticos y debates hacia el porvenir, Buenos Aires, Argentina.
Espinosa de los Monteros, M. J. (2020, 17 de octubre). El imparable auge del “podcast”. El País. https://elpais.com/elpais/2020/10/09/eps/1602258181_939048.html
Espinosa de los Monteros, M. J. (2021). Nuevos modos, viejas historias. Revista Mercurio, 4(216), 10-11.
Fabry, G. (2012). El imaginario apocalíptico en la literatura hispanoamericana: Esbozo de una tipología. Cuadernos LIRICO, (7), 1-11. https://doi.org/10.4000/lirico.689
Fernández-Sande, M. y Rodríguez-Pallares, M. (2022). Big Data in Radio Broadcasting Companies: Applications and Evolution. El Profesional de la información, 31(5), 1-17. https://doi.org/10.3145/epi.2022.sep.16
Fisher, P. (2021, 7 de octubre). La esfera: ciencia ficción española y de otro planeta. Escucha Podcast. https://www.escuchapodcast.com.ar/2021/10/la-esfera-ciencia-ficcion-espanola-y-de.html
García-Marín, D. (2019). La radio en pijama. Origen, evolución y ecosistema del podcasting español. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, 25(1), 181-196. https://doi.org/10.5209/ESMP.63723
García-Marín, D., Terol, R. y Oliveira, M. (2023a). La audificación del ecosistema mediático. Radio, pódcast y nuevas posibilidades sonoras. Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación, (62), 1-2.
García-Marín, D., Terol, R. y Oliveira, M. (2023b). Estudios sobre pódcast: Evolución, temas y perspectivas en la publicación científica en España y Portugal (Dialnet y RCAAP). Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación, (62), 11-30. https://doi.org/10.12795/Ambitos.2023.i62.01
Garrido, S. (Presentador). (2022, 19 de julio). Qué es Sonora. La boutique de audio de Atresmedia (N° 15) [Episodio de podcast]. En Podcastinitis. Spotify. https://www.santosgarrido.com/sonora-boutique-audio-podcast-atresmedia/
Gastañadui, L. y La Torre, L. (2022). Podcasting peruano: Análisis de contenido de los 10 primeros podcasts de Spotify, 2022. [Tesis para obtener el título profesional de Licenciatura en Ciencias de la Comunicación, Universidad Privada Antenor Orrego, Perú]. Repositorio UPAO. https://repositorio.upao.edu.pe/handle/20.500.12759/10094
González-Conde, M. J., Ortiz-Sobrino, M. Á. y Prieto-González, H. (2019). El radioteatro en España: Marco de referencia para una aproximación diacrónica. index.comunicación, 9(2), 13-34. https://doi.org/10.33732/ixc/09/02Elradi
Green, R. M. (2005). Last Word: Imagining the Future. Kennedy Institute of Ethics Journal, 15(1), 101-106. https://doi.org/10.1353/ken.2005.0009
Hancock, D. y McMurtry, L. (2017). “Cycles Upon Cycles, Stories Upon Stories”: Contemporary Audio Media and Podcast Horror’s New Frights. Palgrave Communications, 3(1), 17075. https://doi.org/10.1057/palcomms.2017.75
Hardey, M. y James, S. J. (2022). Digital Seriality and Narrative Branching: The Podcast “Serial”, Season One. Communication and Critical/Cultural Studies, 19(1), 74-90. https://doi.org/10.1080/14791420.2022.2029513
Hernando, M., López, N. y Gómez, L. (2020). Ficción radiofónica en tiempos de crisis: Ficción Sonora de RNE (2009-2015). Historia y Comunicación Social, 25(1), 113-122. https://doi.org/10.5209/hics.64888
Imoberdorf, S. (2022). Edmundo Paz Soldán y Jorge Carrión: Un (exo)canon de una nueva apocalíptica hispánica. Impossibilia. Revista Internacional de Estudios Literarios, (24), 82-106. https://revistaseug.ugr.es/index.php/impossibilia/article/view/24556
Irisarri, M. y Guardado, S. (2022). e-st@tus. Spotify Studios / Onza Américas. https://open.spotify.com/show/4ffwskaikQL5j8DHwTK69
Jamele, A. (2022, 20 de octubre). El creador de Caso 63 revela detalles del podcast que impulsa un negocio clave para Spotify. Forbes Argentina. https://www.forbesargentina.com/innovacion/el-creador-caso-63-revela-detalles-podcast-impulsa-negocio-clave-spotify-n23709
Jenkins, H. (2006). Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. New York University Press.
Koegler, C. y Norrick-Rühl, C. (2023). Are Books Still “Different”?: Literature as Culture and Commodity in a Digital Age. Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/9781108982450
Kurlat Ares, S. G. (2020). Prólogo. En T. López-Pellisa y S. G. Kurlat Ares (Eds.), Historia de la ciencia ficción latinoamericana I: desde los orígenes hasta la modernidad (pp. 9-18). Vervuert.
Legorburu, J. M., Edo, C. y García-González, A. (2021). Podcasting as an Opportunity to Recover and Renew the Audio Feature Genre in Spanish: A Case Study of Cuonda and Podium Podcast. Radio Journal: International Studies in Broadcast & Audio Media, 19(2), 311-326. https://doi.org/10.1386/rjao_00046_1
Linares, R. y Neira, E. (2017). Serial, el programa radiofónico que resucitó el podcasting. Área Abierta. Revista de Comunicación Audiovisual y Publicitaria, 17(1), 73-82. https://doi.org/10.5209/ARAB.53356
Llanos, H. (2023, 10 de diciembre). El experimento ‘FOOM’, una ‘Guerra de los mundos’ en versión ‘podcast’, entre las recomendaciones de diciembre. El País. https://elpais.com/television/2023-12-11/el-experimento-foom-una-guerra-de-los-mundos-en-version-podcast-entre-las-recomendaciones-de-diciembre.html
Llinares, D. (2020). A Cinema for the Ears: Imagining the Audio-Cinematic through Podcasting. Film-Philosophy, 24(3), 341-365. https://doi.org/10.3366/film.2020.0149
Llinares, D., Fox, N. y Berry, R. (Eds.). (2018). Podcasting: New Aural Cultures and Digital Media. Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-319-90056-8
López-Pellisa, T. (2020). Epílogo: El final de los inicios especulativos latinoamericanos (temas, características y autores). En T. López-Pellisa y S. G. Kurlat Ares (Eds.), Historia de la ciencia ficción latinoamericana I: desde los orígenes hasta la modernidad (pp. 445-498). Vervuert.
López-Pellisa, T. y Kurlat Ares, S. G. (Eds.). (2020). Historia de la ciencia ficción latinoamericana I: desde los orígenes hasta la modernidad. Vervuert.
López-Pellisa, T. y Kurlat Ares, S. G. (Eds.). (2021). Historia de la ciencia ficción latinoamericana II: desde la modernidad hasta la posmodernidad. Vervuert.
López-Villafranca, P. y Olmedo, S. (2023). El proceso creativo y los elementos distintivos de la ficción sonora en radios y plataformas españolas: estudio de caso. Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación, (62), 88-103. https://doi.org/10.12795/Ambitos.2023.i62.05
López, P. (2019). Estudio de casos de la ficción sonora en la radio pública, RNE, y en la plataforma de podcast del Grupo Prisa en España. Anuario Electrónico de Estudios en Comunicación Social “Disertaciones”, 12(2), 65-78. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/disertaciones/a.6547
Markkula, E. (2023). What Kind of Podcasts Do People Listen in Finland and Globally? - Podcast Trends in Years 2020, 2021 and 2022 [Thesis Degree in Communication, Option of Journalism, Oulu University of Applied Sciences, Finlandia]. Repositorio Theseus. https://www.theseus.fi/handle/10024/794378
Martínez, L., Castillo Lozano, E., Martín, R., Pedrero, L. M. y Pérez, A. (2023). La producción de branded podcast en España: análisis de la oferta original en las plataformas de audio digital en 2022. Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación, (62), 49-68. https://doi.org/10.12795/Ambitos.2023.i62.03
McCracken, E. (2018). “Serial” as Digital Constellation: Fluid Textuality and Semiotic Otherness in the Podcast Narrative. En Z. Dinnen y R. Warhol (Eds.), The Edinburgh Companion to Contemporary Narrative Theories (pp. 187-201). Edinburgh University Press. https://doi.org/10.1515/9781474424752-017
McGregor, H. (2022). Podcast Studies. Oxford Research Encyclopedia of Literature. https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190201098.013.1338
McHugh, S. (2016). How Podcasting Is Changing the Audio Storytelling Genre. Radio Journal: International Studies in Broadcast y Audio Media, 14(1), 65-82. https://doi.org/10.1386/rjao.14.1.65_1
McHugh, S. (2022). The Power of Podcasting: Telling Stories Through Sound. Columbia University Press.
Menárguez, P. y Romero, D. (2021). La esfera [Audio pódcast]. Podium Podcast. https://www.podiumpodcast.com/podcasts/la-esfera-podium-os/
Mondragón, C. y Remón-Raillard, M. (2022). Imaginarios apocalípticos en el mundo hispánico contemporáneo: Poéticas del fin del mundo desde el siglo XXI. ILCEA, (48), 1-9. https://journals.openedition.org/ilcea/15383
Neira, E. (2020). Streaming Wars: La nueva televisión. Libros Cúpula.
Nieborg, D. B. y Poell, T. (2018). The Platformization of Cultural Production: Theorizing the Contingent Cultural Commodity. New Media & Society, 20(11), 4275-4292. https://doi.org/10.1177/1461444818769694
Nieborg, D. B., Poell, T. y Duffy, B. E. (2021). Analyzing Platform Power in the Cultural Industries. AoIR Selected Papers of Internet Research, 13-16. https://doi.org/10.5210/spir.v2021i0.12219
Pérez Ledo, J. A. (2016). El Gran Apagón [Audio pódcast]. Podium Podcast. https://www.podiumpodcast.com/podcasts/el-gran-apagon-podium-os/
Pérez Ledo, J. A. (2021). Guerra 3 [Audio pódcast]. Podium Podcast. https://www.podiumpodcast.com/podcasts/guerra-3-podium-os/
Pérez Ledo, J. A. (2022). La firma de Dios [Audio pódcast]. Podium Podcast. https://www.podiumpodcast.com/podcasts/la-firma-de-dios-podium-os/
Pérez-Alaejos, M. P. M., Terol-Bolinches, R. y Barrios-Rubio, A. (2022). Podcast Production and Marketing Strategies on the Main Platforms in Europe, North America, and Latin America. Situation and Perspectives. El Profesional de La Información, 31(5), 1-17. https://doi.org/10.3145/epi.2022.sep.22
Piñeiro-Otero, T. y Pedrero-Esteban, L. M. (2022). Audio Communication in the Face of the Renaissance of Digital Audio. El Profesional de la información, 31(5), 1-18. https://doi.org/10.3145/epi.2022.sep.07
Podcaster@s. (2021). EncuestaPod 2021. Un estudio colaborativo para conocer a los oyentes de podcast en español. Encuesta Pod. https://encuestapod.com/2021/
Podcaster@s. (2022). EncuestaPod 2022. Un estudio colaborativo para conocer a los oyentes de podcast en español. Encuesta Pod. https://encuestapod.com/2022/
Poell, T., Nieborg, D. B. y Duffy, B. E. (2022). Platforms and Cultural Production. Polity Press.
Rajewsky, I. (2005). Intermediality, Intertextuality, and Remediation: A Literary Perspective on Intermediality. Intermédialités, (6), 43-64. https://doi.org/10.7202/1005505ar
Rodríguez, J. A. y Rodríguez, D. A. (2022). Literaturas post humanas. Reflexiones en torno a algunas estrategias del uso narrativo de las inteligencias artificiales. Figuras Revista Académica de Investigación, 4(1), 59-79. https://doi.org/10.22201/fesa.26832917e.2022.4.1.245
Rodríguez, M. (2017). Reutilización de la ficción sonora en la Cadena Ser. El caso de Podium Podcast. Área Abierta. Revista de Comunicación Audiovisual y Publicitaria, 17(1), 83-97. https://doi.org/10.5209/ARAB.53445
Rojas, J. (2020). Caso 63 [Audio pódcast]. Spotify Studios / Emisor Podcasting. https://open.spotify.com/show/20ch3IIqtWSSM4nfy11ZzP
Rojas, J. (2021a). Borrado [Audio pódcast]. Emisor Podcasting. https://www.emisorpodcasting.com/show/borrado
Rojas, J. (2021b). Confluencia [Audio pódcast]. Emisor Podcasting. https://www.emisorpodcasting.com/show/confluencia
Rojas, J. (2021c). Creepyhunters: El Misterio del Cenote [Audio pódcast]. Spotify Studios. https://open.spotify.com/show/2uifIK3u4bduZa6LWOey7r
Rojas, J. (2021d). Turing [Audio pódcast]. Emisor Podcasting. https://www.emisorpodcasting.com/show/turing
Rojas, J. (2022a). Cisne Rojo [Audio pódcast]. Amazon Music / Emisor Podcasting. https://music.amazon.es/podcasts/a776d051-d0d1-43d5-87fe-4c9b43c2a6d8/cisne-rojo
Rojas, J. (2022b). Quemar tu casa [Audio pódcast]. Spotify Studios / Emisor Podcasting. https://open.spotify.com/show/6eb4l03ALZCbFMG9PmzWqO
Rojas, J. (2022c). Retornados [Audio pódcast]. Sonora. https://www.sonora.com/retornados/6320821aee1b96000195c51e
Rojas, J. (2023a). Caso 63: Enigma [Audio pódcast]. Spotify Studios. https://open.spotify.com/show/20ch3IIqtWSSM4nfy11ZzP
Rojas, J. (2023b). El final del metaverso [Audio pódcast]. Suma de Letras. https://audioteka.com/es/audiobook/el-final-del-metaverso-prhge
Rojas, J. (2023c). FOOM [Audio pódcast]. Emisor Podcasting / Sonoro / El Extraordinario / Anfibia / La No Ficción. https://elextraordinario.com/series/foom/episodio/foom/
Ruiz-Gómez, S. y Legorburu-Hortelano, J. M. (2023). Pódcast y ficción sonora en España: Una relación simbiótica para recuperar un género olvidado (2013-2022). Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación, (62), 69-87. https://doi.org/10.12795/Ambitos.2023.i62.04
Ruiz-Gómez, S., Alcudia, M. y Legorburu-Hortelano, J. M. (2022). Radio y podcast: la nueva vida de la ficción sonora en España (2012-2021). Austral Comunicación, 11(2), 1-30. https://doi.org/10.26422/aucom.2022.1102.gom
Sáenz, R. (2023). «The Future Begins in 2020»: Narratives and Speculative Imaginaries in the Latin American (Sci-Fi) Audio Drama Podcasts Caso 63 (2020) and Número Oculto (2022). SocArXiv Papers, 1-16. https://doi.org/10.31235/osf.io/9v8hr
San Martín A. y Wasserman, C. (2022). Número Oculto. Spotify Studios / K&S Films. https://open.spotify.com/show/3LUwi8lBwMCC0dDeWoHulG
Sánchez-Mesa, D. y Baetens, J. (2017). La literatura en expansión. Intermedialidad y transmedialidad en el cruce entre la Literatura Comparada, los Estudios Culturales y los New Media Studies. Tropelías: Revista de Teoría de la Literatura y Literatura Comparada, (27), 6-27. https://doi.org/10.26754/ojs_tropelias/tropelias.2017271536
Sánchez-Zapatero, J. (2018). Paradigmas digitales e intermediales: nuevos marcos de estudio para la teoría literaria. Literatura em Debate, 12(22), 122-131. http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2916
Santander. (2023). Titania, el pódcast de Banco Santander sobre ciberseguridad. Santander. https://www.santander.com/es/sala-de-comunicacion/especiales/titania-podcast-consejos-ciberseguridad
Scolari, C. (2022). La guerra de las plataformas. Del papiro al metaverso. Editorial Anagrama.
Sommer, D. (2007). Foundational Fictions: The National Romances of Latin America. University of California Press.
Spinelli, M. y Dann, L. (2019). Podcasting: The Audio Media Revolution. Bloomsbury Academic.
Spotify. (2021, 29 de septiembre). El podcast chileno que encabeza las listas de éxitos “Caso 63” se prepara para la segunda temporada y anuncia una adaptación en inglés. For the Record. https://newsroom.spotify.com/2021-09-29/el-podcast-chileno-que-encabeza-las-listas-de-exitos-caso-63-se-prepara-para-la-segunda-temporada-y-anuncia-una-adaptacion-en-ingles/
Statista. (2023, 27 de febrero). Spotify Podcast Ad Revenue in the U.S. 2019-2024. Statista. https://www.statista.com/statistics/1302967/spotify-podcast-ad-revenue-us/
Sullivan, J. L. (2019). The Platforms of Podcasting: Past and Present. Social Media + Society, 5(4), 1-12. https://doi.org/10.1177/2056305119880002
Sullivan, J., Aufderheide, P., Bonini, T., Berry, R. y Llinares, D. (2020). Podcasting in Transition: Formalization and Its Discontents. AoIR Selected Papers of Internet Research. https://doi.org/10.5210/spir.v2020i0.11150
T13. (2023, 16 de abril). De Spotify a Hollywood: “Caso 63” será adaptado a una película. T13 en vivo.https://www.t13.cl/noticia/tendencias/de-spotify-hollywood-caso-63-sera-adaptado-una-pelicula-16-4-2023
Terol, R., Pedrero, L. M. y Pérez-Alaejos, M. (2021). De la radio al audio a la carta: La gestión de las plataformas de podcasting en el mercado hispanohablante. Historia y Comunicación Social, 26(2), 475-485. https://doi.org/10.5209/hics.77110
Tobin, S. C. (2018). Latin American Science Fiction Studies: A New Era. Tapuya: Latin American Science, Technology and Society, 1(1), 65-69. https://doi.org/10.1080/25729861.2018.1497274
Toyos, S. (2022). Del radioteatro a la ficción sonora de RNE en 2021: Los santos inocentes, La reina muerta y Ventajas de viajar en tren. Acotaciones. Revista de Investigación y Creación Teatral, 2(49), 37-64. https://doi.org/10.32621/ACOTACIONES.2022.49.02
Vallejo, I. (2019). El infinito en un junco: la invención de los libros en el Mundo Antiguo. Siruela.
van Dijck, J. (2013). The Culture of Connectivity: A Critical History of Social Media. Oxford University Press.
Vásquez, M. del C. G. y Castro, C. U. C. (2021). Analyzing Narrative and Radio Language of the Serial Podcast. En A. Rocha, R. Gonçalves, F. Garcia Peñalvo y J. Martins (Eds.), 2021 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI) (pp. 1-6). Iberian Association for Information Systems and Technologies (AISTI). https://doi.org/10.23919/CISTI52073.2021.9476357
Vicente, E. (2022). Audioficção na pandemia: Estratégias de produção e busca por uma linguagem sonora atual. INSÓLITA - Revista Brasileira de Estudos Interdisciplinares do Insólito, da Fantasia e do Imaginário, 2(4), 10-26. https://alaic2022.ar/memorias/index.php/2022/article/view/439
Comentários
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Revista humanidades