Revista humanidades ISSN electrónico: 2215-3934

OAI: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/humanidades/oai
Atitudes pró-ambientais na escola primária. Um estudo comparativo no contexto da Certificação Ambiental de Estabelecimentos de Ensino, Chile
PDF (Español (España))
EPUB (Español (España))
HTML (Español (España))

Palavras-chave

primary education
science teaching
ecological crisis
enseñanza primaria
enseñanza de las ciencias
crisis ecológica
ensino básico
ensino de ciências
crise ecológica

Como Citar

Aguilar Correa, C. M., Alcaíno Barrera, C. B., Bustamante Saavedra, M. A., Céspedes Guerrero, E. J., Devia González, S. E., Gómez González, C. F., & Morales Herrera, J. R. (2025). Atitudes pró-ambientais na escola primária. Um estudo comparativo no contexto da Certificação Ambiental de Estabelecimentos de Ensino, Chile. Revista Humanidades, 15(1), e58575. https://doi.org/10.15517/h.v15i1.58575

Resumo

Esta pesquisa busca investigar o desenvolvimento de atitudes ambientais em alunos do ensino fundamental em uma comuna da região central do Chile (Curicó). Para isso, foi realizado um estudo comparativo entre duas escolas, uma com certificação ambiental concedida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e outra sem essa certificação. Dois instrumentos foram utilizados para coletar as informações: o desenho de identidade e uma escala do tipo Likert. Os alunos da primeira à sexta série participaram das duas escolas. A amostra da escola A foi de 253 alunos, enquanto a amostra da escola B foi de 448 alunos. Nos resultados obtidos, não há grandes variações nas atitudes afetivas, ativas e cognitivas entre os alunos, e fica estabelecido que algumas dimensões em termos de atitudes pró-ambientais estão mudando. No entanto, o estudo não pode ter certeza se essas atitudes estão sendo desencadeadas pelos objetivos de uma certificação ambiental estadual ou por ações de treinamento de um currículo oficial ou oculto cada vez mais ambientalizado.

https://doi.org/10.15517/h.v15i1.58575
PDF (Español (España))
EPUB (Español (España))
HTML (Español (España))

Referências

Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible. Organización de las Naciones Unidas. https://unctad.org/system/files/official-document/ares70d1_es.pdf

Cantú-Martínez, P. C. (2014). Educación ambiental y la escuela como espacio educativo para la promoción de la sustentabilidad. Revista Electrónica Educare, 18(3), 39-52. http://dx.doi.org/10.15359/ree.18-3.3

Casa, M., Mamani, F. y Cusi, L. (2019). A ctitudes ambientales en estudiantes del nivel secundario. Revista Innova Educación, 1(2), 147-148. https://doi.org/10.35622/j.rie.2019.02.001

Esteban-Guirart, M., Pallisera, M., Fullana, J. y Gifre, M. (2017). Más allá de la palabra escrita. La utilización de recursos visuales como estrategia metodológica en ciencias sociales y de la educación. REMA Revista electrónica de metodología aplicada, 22(1), 1-22. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6296430.pdf

Kong, F., Garrido, M. y Pérez, G. (2022, 14 de julio). ‘Ambiente’ y ‘medio’ no son sinónimos. Conceptos precisos en el debate medioambiental. Ciper. https://www.ciperchile.cl/2022/07/14/ambiente-y-medio-no-son-sinonimos-conceptos-precisos-en-el-debate-medioambiental/

Meira, P. (2013). Problemas ambientales globales y educación ambiental: Una aproximación desde las representaciones sociales del cambio climático. Revista Integra Educativa, 6(3), 29-64. http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1997-40432013000300003&lng=es&tlng=es

Melendo, M. (2018). Creencias, comportamientos y actitudes proambientales en centros de educación primaria. Un estudio comparativo [Tesis de grado]. Repositorio Universidad de Valladolid. https://uvadoc.uva.es/bitstream/handle/10324/35214/TFG-O-1567.pdf;jsessionid=AF34D84468280F640FDDFCEE79ECE088?sequence=

Meza Sánchez, V. (2014). Diseño de un modelo para explicar conductas ecológicas mediante la “teoría del comportamiento planificado”: Caso aplicado a estudiantes universitarios en Chile [Tesis de grado]. Universidad Técnica Federíco Santa María, Departamento de Industrias, Chile. https://repositorio.usm.cl/bitstream/handle/11673/46118/3560902047405UTFSM.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Ministerio del Medio Ambiente. (2017). Guía de apoyo docente en cambio climático. Chile [Archivo PDF]. Gobierno de Chile. https://bibliotecadigital.ciren.cl/bitstream/handle/20.500.13082/33122/MMA_2017_guia_apoyo_docente_cambio_climatico.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Ministerio del Medio Ambiente. (2018). Educación Ambiental Una mirada desde la institucionalidad ambiental chilena [Archivo PDF]. Gobierno de Chile. https://mma.gob.cl/wp-content/uploads/2018/08/LIBRO-EDUCACION-AMBIENTAL-final_web.pdf

Ministerio del Medio Ambiente. (2020). Manual del Sistema Nacional de Certificación Ambiental de Establecimientos Educacionales [Archivo PDF]. Gobierno de Chile. https://sncae.mma.gob.cl/docs/manual/Manual_SNCAE_2020_final.pdf

Ministerio del Medio Ambiente. (2022). Certificación Ambiental Establecimientos Educacionales [Archivo PDF]. Gobierno de Chile. https://sncae.mma.gob.cl/docs/2022/Manual_de_Procedimientos_SNCAE_2022.pdf

Organización de Naciones Unidas Programa para el Medio Ambiente. (2022). 2022: En modo emergencia por el medio ambiente. https://www.unep.org/es/noticias-y-reportajes/reportajes/2022-en-modo-emergencia-por-el-medio-ambiente

Osorio-González, R. y Castro-Ricalde, D. (2021). Aproximaciones a una metodología mixta. NovaRua: Revista Universitaria de Administración, 13(22), 65-84. https://www.semanticscholar.org/paper/Aproximaciones-a-una-metodolog%C3%ADa-mixta-Gonz%C3%A1lez-Ricalde/47ea7bf01cd918f5c03fac3c3e487bfbc4e250ad

Pariona, D. (2019). Actitud ambiental en los estudiantes del quinto grado de primaria de Comas 2018 [Tesis de grado]. Repositorio Universidad Cesar Vallejo, Perú. https://repositorio.ucv.edu.pe/bitstream/handle/20.500.12692/36608/B_Pariona_TDA.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Quispe, L. y Ccorimanya, K. (2019). Actitud ambiental en estudiantes y la sostenibilidad ambiental en la institución educativa primaria N° 56033 de San Pablo - Chanchis - Cusco. 2018 [Tesis de grado]. Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco, Perú. http://200.48.82.27/bitstream/handle/20.500.12918/4960/253T20190765_TC.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Ramírez, J. (2021). ¿Medio ambiente o un solo ambiente? El Heraldo Austral. https://www.eha.cl/noticia/opinion/opinion-medio-ambiente-o-un-solo-ambiente-10699#:~:text=De%20acuerdo%20a%20estas%20definiciones,este%20organismo%20%E2%80%9Cest%C3%A9%20vivo%E2%80%9D%2C

Rustom, A. (2012). Estadística descriptiva, probabilidades e inferencia, una visión conceptual y aplicada. Repositorio Facultad de Ciencias Agronómicas, Universidad de Chile. https://repositorio.uchile.cl/bitstream/handle/2250/120284/Rustom_Antonio_Estadistica_descriptiva.pdf

##plugins.facebook.comentarios##

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Revista humanidades

Downloads

Não há dados estatísticos.