Resumo
O objetivo deste ensaio é indagar sobre as correspondências semânticas entre as noções de “lugar” e “lugar comum” tendo como fio condutor a fotografia de paisagem. Mais especificamente, expõe-se que as mudanças de paradigmas estéticos na fotografia contemporânea são reativas e dialogam com os demais usos sociais da fotografia e, neste caso, o turismo. Sugere-se também que tais relações se complexificaram num contexto de maior mercantilização e patrimonialização da paisagem, levando aos artistas a optarem por representar lugares banais. Para tanto, alude-se à ideia de fotografia estereotipada de paisagem típica em analogia à figura do lugar comum, para formular a hipótese de como a superprodução visual afeta a renovação do imaginário paisagístico. Finalmente, essa relação é discutida no contexto das artes visuais chilenas para concluir que a paisagem é, antes de tudo, um artefato cultural dinâmico que varia na medida em que mudem os olhares.
Referências
Ahumada, Paulina. (2014). Paisaje y Nación: la majestuosa montaña en el imaginario del siglo XIX. En A. Peliowski y C. Valdés (Eds.). Una geografía imaginada. Diez ensayos sobre arte y naturaleza. Santiago: Ediciones Metales Pesados-Ediciones Universidad Alberto Hurtado.
Amossy, Ruth y Herschbert, Anne. (2010). Estereotipos y clichés. Buenos Aires: Eudeba.
Aristóteles. (1982). Tratados de la lógica: (organon). Madrid: Serie Biblioteca clásica Gredos, 51. Gredos.
Augé, Marc. (1997). L’impossible voyage. Le tourismo et ses images. París: Rivages Poche.
Berque, Augustin. (1989). Les milles naissances du paysages. En H. François y B. Latarjet (Dir.). Paysages photographies, en France les années quatre-vingt. La Mission Photographique de la DATAR (1984-1989). (pp. 21-49). París: Editions Hazan.
Bishop, Claire; Godfrey, Marc. (2006). Between spectacular and ordinary, Flashart, 251, Noviembre-diciembre. Recuperado de https://www.flashartonline.com/article/fischli-and-weiss/
Booth, Rodrigo. (2008). Turismo y representación del paisaje. La invención del sur de Chile en la mirada de la Guía del Veraneante (1932-1962). Nuevo Mundo Mundos Nuevos. DOI : 10.4000/nuevomundo.25052
Cauquelin, Anne. (2000). L’invention du paysage, París: PUF.
Corbera Millán, Manuel. (2016). El paisaje, su patrimonalización y el beneficio económico. Investigaciones Geográficas, 65, 9-24. DOI: http://dx.doi.org/10.14198/INGEO2016.65.01
Goffard, Nathalie. (2013). Imagen criolla. Prácticas fotográficas en las artes visuales de Chile. Santiago: Metales pesados.
de Gourmont, Remy. (1983 [1900]). La Culture des idées. París: Société du Mercure de France.
Heiser, Jörg. (1o de octubre 2006). The Odd Couple. Frieze. Recuperado de https://frieze.com/article/odd-couple
Huidobro,Vicente. (2003). Obra Poética. Madrid: ALLCA XX.
Milani, Raffaele. (2007). El arte del paisaje. Madrid: Biblioteca Nueva.
Paquot, Thierry. (2016). Le paysage. París: La Découverte.
Régine, Pietra. (1987). Lieux communs. Littérature. Espaces et Chemins, 65, 96-108. DOI: 10.3406/litt.1987.1420
Roger, Alain. (2007). Breve tratado del paisaje. Madrid: Biblioteca Nueva.
Zusman, Perla; Lois, Carla y Castro, Hortensia. (2008). Viajes y geografías: Exploraciones, turismo y migraciones en la construcción de lugares. Buenos Aires (Argentina): Prometeo Libros.