Resumo
O romance testemunhal Memórias de um Cimarron de Miguel Barnet é um dos pioneiros do gênero narrativo e atraiu atenção da crítica desde o momento de sua publicação. O romance testemunhal é visto pelos pesquisadores como um texto que permite ao leitor e a leitora aceder a uma episteme “genuína”, respaldada por uma testemunha de eventos históricos. O principal objetivo do presente ensaio é demonstrar que a história do quilombola e exmambí Esteban Montejo abre novos caminhos de leitura e análise de momentos históricos. Em particular, nos concentraremos em suas declarações sobre a guerra da Independência Cubana. Para isso, utilizaremos a teoria dos Estudos Subalternos como ferramenta metodológica. A análise destacará a negação da agência afro-cubana na história oficial da época da Independência cubana, e oferecerá uma leitura dos eventos que reconheça a importante contribuição afrodescendente.
Referências
Arango y Parreño, Francisco de. (2005). Obras. Tomo II. La Habana: Imagen contemporánea.
Arias, Arturo. (2001). Authoring Ethnicized Subjects: Rigoberta Menchú and the Performative Production of the Subaltern Self. PMLA, 116(1), 75-88.
Banerjee, Ishita. (2010). Historia, historiografía y estudios subalternos. Revista de Historia Internacional, 11(41), 99-118.
Barnet, Miguel. (1970). La novela testimonio: socio-literatura. En Miguel Barnet (Ed.), La canción de Rachel (pp. 125-150). Barcelona: Estela.
Biblioteca Nacional de Cuba José Martí. “Mambises.” Biblioteca Nacional de Cuba. Recuperado de http://iiif.sld.cu/coleccion/27/06/2019/mambises.
Barnet, Miguel y Montejo, Esteban. (2010). Biografía de un cimarrón (William Rowlandson, Ed.). Manchester: Manchester UP.
Benítez Rojo, Antonio. (1997). La cuestión del negro en tres momentos del nacionalismo literario cubano. Revista del Centro de Investigaciones Históricas, (9), 275-284.
Beverley, John. (1989). The Margin at the Center: On Testimonio (Testimonial Narrative). Modern Fiction Studies, 35(1),11-28.
Beverley, John. (1999). Writing in Reverse: The Subaltern and the limits of Academic Knowledge. En John Beverley (Ed.), Subalternity and Representation: Arguments in Cultural Theory (pp. 25-40). Durham: Duke UP.
Chakrabarty, Dipesh. (2005). A Small History of Subaltern Studies. En Henry Schwarz, Sangeeta Ray (Eds.), A Companion to Postcolonial Studies (pp. 467-485). Malden: Blackwell.
Echevarría, Roberto González. (2011). Mito y Archivo. México: Fondo de Cultura Económica.
Echevarría, Roberto González. (2020). “Miguel Barnet.” Enciclopedia Británica. Recuperado de https://www.britannica.com/biography/Miguel-Barnet.
Ferrer, Ada. (2002). Cuba insurgente. Raza, nación y revolución, 1868-1898. Caminos. Recuperado de https://revista.ecaminos.org/cuba-insurgente-raza-nacion-y-revolucion-1868-1898/
Gallegos, Claudio. (2018). Negros esclavos y mambises en la Cuba insurgente (1868-1878). Cuadernos de marte, 9(15), 15-42.
Guha, Ranajit. (1988). On Some Aspects of the Historiography of Colonial India. En Ranajit Guha, Gayatri Chakravorty Spivak (Eds.), Selected Subaltern Studies (pp. 37-44). Oxford: OUP.
Helg, Aline. (1998). Sentido e impacto de la participación negra en la guerra de independencia de Cuba. Revista de Indias, 58(212), 47-63.
Hernández, Mario Riera. (1985). Ejército Libertador de Cuba. 1895-1898. Miami, Fla., EE.UU: Library of Congress.
Lancaster, Roger N. (1999). Rigoberta's Testimonio. Nacla Report on the Americas, 32(6), 1-4.
Lucumí. (2020). EcuRed. Recuperado de https://www.ecured.cu/Lucum%C3%AD
Mambí. (2020). Real Academia Española. Recuperado de https://dle.rae.es/mamb%C3%AD
Prakash, Gyan. (1994). Subaltern Studies as Postcolonial Criticism. The American Historical Review, 99(5), 1475-1490.
Espina Prieto, Rodrigo y Rodríguez Ruiz, Pablo. (2006). Raza y desigualdad en la cuba actual. Temas, (45), 44-54.
Rowlandson, William. (2010). Introduction. En Barnet, Miguel y Montejo, Esteban, Biografía de un cimarrón (pp. 1-58). Manchester: Manchester UP.
Sklodowska, Elzbieta. (2002). Miguel Barnet y la novela-testimonio. Revista Iberoamericana, 68(200), 799-806.
Vitier, Cintio. (1993). Nuestra América. Texto cenital de José Martí. En Jesús Serna Moreno, Teresa Bosque Lastra (Coords.), José Martí a cien años de Nuestra América (pp. 143-162). Ciudad de México: U Nacional Autónoma de México.
Volek, Emil. (marzo de 2000). “Idolos rotos: los entramados ideológicos del testimonio.” En conferencia llevada a cabo por la Latin american Studies Association (pp. 1-13). Hyatt Regency, Miami.
Walter, Monika. (2019). Testimonio y melodrama: en torno a un debate actual sobre Biografía de un cimarrón y sus consecuencias posibles. En Janett Reinstädler, Ottmar Ette (Eds.), Todas las Islas (pp. 25-38) .Frankfurt am Main/Madrid: Iberoamericana/Vervuert.
Yudice, George. (1991). Testimonio and Postmodernism. Latin American Perspectives, 18(3), 15-31.
Zeuske, Michael. (1997). The Cimarron in the Archives: A Re-Reading of Miguel Barnet's Biography of Esteban Montejo. New West Indian Guide, 3 & 4(71), 265-279.
Zeuske, Michael. (2001). ‘Los negros hicimos la independencia’: Aspectos de la movilización afrocubana en un hinterland cubano - Cienfuegos entre colonia y república. En Fernando Martínez Heredia et. al (Eds.), Espacios, silencios y los sentidos de la libertad: Cuba 1898-1912 (pp. 193-234). La Habana: Ediciones Unión. Recuperado de https://www.academia.edu/2115355/_Los_negros_hicimos_la_independencia_Aspectos_de_la_movilizaci%C3%b3n_afrocubana_en_un_hinterland_cubano._Cienfuegos_entre_colonia_y_Rep%C3%bablica
Zurbano, Roberto. (13 de marzo de 2013). For Blacks in Cuba, Revolution Hasn’t Begun. Opinion, The New York Times. La Havana. Recuperado de https://www.nytimes.com/2013/03/24/opinion/sunday/for-blacks-in-cuba-the-revolution-hasnt-begun.html