Cuadernos Inter.c.a.mbio sobre Centroamérica y el Caribe ISSN Impreso: 1659-0139 ISSN electrónico: 1659-4940

OAI: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/intercambio/oai
Corpo em fuga, uma imagem ausente: revisando três coleções de poemas de Dulce María Loynaz
PDF (Español (España))
EPUB (Español (España))
HTML (Español (España))

Arquivos suplementares

Audio de resumen (Español (España))

Palavras-chave

Dulce María Loynaz
Cuban poetry
female body
body image
Cuban literature
Dulce María Loynaz
poesía cubana
cuerpo femenino
imagen corporal
literatura cubana
Dulce María Loynaz
poesia cubana
corpo feminino
imagem corporal
literatura cubana

Como Citar

López Cruz, H. (2021). Corpo em fuga, uma imagem ausente: revisando três coleções de poemas de Dulce María Loynaz. Cuadernos Inter.c.a.Mbio Sobre Centroamérica Y El Caribe, 18(1), e45110. https://doi.org/10.15517/c.a.v18i1.45110

Resumo

Este trabalho examina três coletâneas de poemas de Dulce María Loynaz, Versos, 1920-1938 (1938), Juegos de agua (1947) e Poemas sin nombre (1953) para pensar sobre uma possível validade corporal e ver como existem poemas de Loynaz que são alimentados do oposto; isto é, uma ausência do corpo. O locutor lírico endossa a idéia de esboçar imagens de corpos que tenham, como característica repetitiva, a referida ausência corporal. Como plinto crítico, será ponderada uma das múltiplas observações formuladas por Michel Foucault sobre o assuntocom aquela proposta por Julia Kristeva no dialeto resultante dentro dos limites textuais, tanto de significados como de significantes, e o estabelecimento de um ritmo dentro deste limite. Essas ideias sustentam uma análise que tenta aproximar a algumas composições da poeta cubana.

https://doi.org/10.15517/c.a..v18i1.45110
PDF (Español (España))
EPUB (Español (España))
HTML (Español (España))

Referências

Aldaya, Alicia G. R. (1978). Amor y dolor en Poemas sin nombre de Dulce María Loynaz. Tres poetas hispano-americanos: Dulce María Loynaz, Jaime Torres Bodet, José Martí (pp. 58-68). Madrid: Playor.

Araújo, Nara. (2006). Una erótica de la frustración en textos de Dulce María Loynaz. En Luzinete Simões Minella y Susana Bornéo Funck (Eds.), Saberes e fazeres de gênero: entre lo local o global (pp. 149-154). Forianópolis: UFSC.

Avilés, Osmán. (2008). Pilares de un reino. Una incursión por la obra de Dulce María Loynaz. La Habana: Extramuros.

Baquero, Gastón. (1998). Poesía completa. Madrid: Verbum.

Barquet, Jesús J. y Codina, Norberto (Eds.). (2002). Poesía cubana del siglo XX. México: Fondo de Cultura Económica.

Capote Cruz, Zaida. (2005). Contra el silencio. Otra lectura de la obra de Dulce María Loynaz. La Habana: Letras Cubanas.

Cecere, Fabiola. (2015). Dulce María Loynaz, Fina García Marruz y la poesía de lo pequeño. Verba Hispánica, 23, 195-210.

Foucault, Michel. (1998). Vigilar y castigar. (27 ed.). (Aurelio Garzón del Camino, trad.). México: Siglo XXI.

Garrido-Donoso, Lorena. (2017). Hacia una estética de la discapacidad: enfermedad y subjetividad femenina en la poesía de Dulce María Loynaz. Chasqui, 46(2), 36-47.

González Mandri, Flora. (2011). Nancy Morejón y su poética del cuerpo en la claridad y la penumbra. Revista Iberoamericana, 77(235), 461-471.

Ivizate González, Diana María. (2010). Dulce María Loynaz: criatura de isla que trasciende. Hispano Cubana, 38, 90-98.

Juan Penalva, Joaquín. (2007). Residencia en La Habana: La poesía de Dulce María Loynaz. En Carmen Alemany Bay y Remedios Mataix Azuar (Eds.), Sobre Dulce María Loynaz (pp. 61-73). Madrid: Verbum.

Kristeva, Julia. (1980). Desire in Language. A Semiotic Approach to Literature. (Leon S. Roudiez, Ed.). (Thomas Gora, Alice Jardine y Leon S. Roudiez, trad.). New York: Columbia UP.

Kristeva, Julia. (1995). Las nuevas enfermedades del alma. (Alicia Matorell, trad.). Madrid: Cátedra.

López, César. (1993). Proyecto para una lectura demorada. En Dulce María Loynaz, Poesía completa (pp. 5-13). La Habana: Letras Cubanas.

López, César. (2000). Criaturas enviadas. A propósito de Poemas sin nombre. En Dulce María Loynaz, Poemas sin nombre (pp. 7-18). Pinar del Río: Hermanos Loynaz.

Loynaz, Dulce María. (1947). Juegos de agua. Versos del agua y del amor. Madrid: Editora Nacional.

Loynaz, Dulce María. (1953). Poemas sin nombre. (Federico Sainz de Robles, Ed.). Madrid: Aguilar.

Loynaz, Dulce María. (1955). Obra lírica. (Federico Sainz de Robles, Ed.). Madrid: Aguilar.

Loynaz, Dulce María. (1993a). Antología lírica. (María Asunción Mateo, Ed.). Madrid: Espasa-Calpe.

Loynaz, Dulce María. (1993b). Finas redes. Pinar del Río: Hermanos Loynaz.

Loynaz, Dulce María. (1993c). Homenaje a Dulce María Loynaz. (Ana Rosa Núñez, Ed.). Miami: Universal.

Loynaz, Dulce María. (1993d). Poemas escogidos. (Pedro Simón, Ed.). Madrid: Visor.

Loynaz, Dulce María. (1993e). Poesía completa. (César López, Ed.). La Habana: Letras Cubanas.

Loynaz, Dulce María. (1997). Melancolía de otoño. Pinar del Río: Hermanos Loynaz.

Loynaz, Dulce María. (2000). Poemas sin nombre. (César López, Ed.). Pinar del Río: Hermanos Loynaz.

Martínez Malo, Aldo. (1993). Al lector. En Dulce María Loynaz, Finas redes (p. 11). Pinar del Río: Hermanos Loynaz.

Martínez Malo, Aldo. (1997). Poemas sin tiempo…. En Dulce María Loynaz, Melancolía de otoño (pp. 5-6). Pinar del Río: Hermanos Loynaz.

Mateo, María Asunción. (1993). Introducción. En Dulce María Loynaz, Antología lírica (pp. 13-25). Madrid: Espasa-Calpe.

Plasencia, Azucena. (1997). Dulce María Loynaz. Como fontana pura. Bohemia, 89(10), 56-57.

Puppo, María Lucía. (2006). La música del agua. Poesía y referencia en la obra de Dulce María Loynaz. Buenos Aires: Biblos.

Sancho Dobles, Leonardo. (2007). Dulce María Loynaz; una imagen inasible. Espéculo, 36.

Simón, Pedro. (1991). Conversación con Dulce María Loynaz. Dulce María Loynaz (pp. 31-66). La Habana: Casa de las Américas.

Comentários

Downloads

Não há dados estatísticos.