Resumo
Diante da realidade do poder nos envolvemos com um aspecto central da condição humana, da vontade do eu e do nós. Quando refletimos sobre o poder, sobre seu caráter relacional e material, descobrimos que é elusivo, na medida em que escapa a classificações simplistas. O poder é estudado em relação à sua problemática própria, enquanto vontade do eu e do nós sobre outros, na relação de mando e obediência. É uma realidade política que vai além do Estado nacional e de suas instituições e se exerce também nas relações interpessoais, movendo-se na macropolítica e na micropolítica. Abordaremos a questão do seu vínculo com a autoridade e legalidade. O poder será questionado como exercício da força e coerção na busca de legitimidade e aparece no consenso e na comunicação em sociedades complexas e plurais.
Referências
Albuquerque, Aline. (2020). La pandemia de COVID-19 desde una perspectiva de derechos humanos. En Aline Albuquerque, Kalline Eler (Coords.), Derechos humanos de los pacientes y COVID-19 (pp. 6-9). Brasilia: UNESCO/Universidad de Brasilia.
Añorve Añorve, Daniel. (2016). Más allá del poder suave, del poder duro y del poder inteligente: la resiliencia ecológica y humana como fundamentos del poder. Revista de Relaciones Internacionales, (125), 35-60.
Aristóteles. (1988). La política. Madrid: Gredos.
Barnouw, Adriaan Jacob. (1945). Capítulo III. El siglo XVII: la Edad de Oro. En Bartholomew Landheer, La nación holandesa (pp. 44-66). México: Fondo de Cultura Económica.
Bovero, Michelangelo. (1985). Lugares clásicos y perspectivas contemporáneas sobre política y poder. En Norberto Bobbio y Michelangelo Bovero, Origen y fundamentos del poder político (pp. 37-64). México: Grijalbo.
Castoriadis, Cornelius. (2007). La Institución imaginaria de la sociedad. Buenos Aires: Tusquets.
Dahl, Robert A. (1989). La poliarquía. Participación y oposición. Madrid: Tecnós.
Esposito, Roberto. (2006). Bíos. Biopolítica y filosofía. Buenos Aires: Amorrortu.
Foucault, Michel. (1987). Historia de la sexualidad. 1 La voluntad de saber. México: Siglo XXI.
Gramsci, Antonio. (1975). Obras de Antonio Gramsci 1. Cuadernos de la cárcel: Notas sobre Maquiavelo, sobre política y sobre el Estado moderno. México: Juan Pablos.
Guizot, François. (1972). Historia de la civilización en Europa. Madrid: Alianza.
Habermas, Jürgen. (1975). Problemas de legitimación en el capitalismo tardío. Amorrortu: Buenos Aires.
Han, Byung-Chul. (2016). Sobre el poder. Barcelona: Herder.
Hobbes, Thomas. (1980). Leviatán o la materia, forma y poder de una república eclesiástica y civil. México: Fondo de Cultura Económica.
Hyndess, Barry. (1997). Disertaciones sobre el poder. De Hobbes a Foucault. Madrid: Talasa.
Jouvenel, Bertrand de. (1974). El poder. Madrid: Nacional.
Lefort, Claude. (1990). La invención democrática. Buenos Aires: Nueva visión.
Locke, John. (1979). Ensayo sobre el gobierno civil. Madrid: Aguilar.
Luhmann, Niklas. (1986). Complejidad y democracia. En Marco Cupolo (Comp.), Sistemas políticos: términos conceptuales. Temas del debate italiano (pp. 199-218). México: Universidad Autónoma Metropolitana.
Luhmann, Niklas. (1991). Sistemas sociales. México: Alianza/Universidad Iberoamericana.
Luhmann, Niklas. (1995). Poder. Barcelona: Anthropos/Universidad Iberoamericana.
Lukes, Steven. (2007). El poder. Un enfoque radical. Madrid: Siglo XXI.
Marcuse, Herbert. (1968). El hombre unidimensional. Ensayo sobre la ideología de la sociedad industrial avanzada. México: Joaquín Mortiz.
Nietzsche, Friedrich. (1981). La voluntad de poderío. Madrid: Edaf.
Piñón, Francisco. (2003). Filosofía y fenomenología del poder. Una reflexión histórico-filosófica sobre el moderno Leviatán. México: Plaza y Valdés/Universidad Autónoma Metropolitana, Unidad Iztapalapa.
Poulantzas, Nicos. (1979). Estado, poder y socialismo. México: Siglo XXI.
Rödel, Ulrich; Frankenberg, Günter y Dubiel, Helmut. (1997). La cuestión democrática. Madrid: Huerga y Fierro.
Rousseau, Jean Jacques. (1985). El contrato social. Madrid: Sarpe.
Siperman, Arnoldo. (2008). La ley romana y el mundo moderno. Juristas, científicos y una historia de la verdad. Buenos Aires: Biblos.
Trasímaco, Licofron y Jeniades. (1966). Fragmentos y testimonios. Buenos Aires: Aguilar.
Wittfogel, Karl A. (1966). Despotismo oriental. Estudio comparativo del poder totalitario. Madrid: Guadarrama.
Wright Mills, C. (1957). La élite del poder. México: Fondo de Cultura Económica.