Cuadernos Inter.c.a.mbio sobre Centroamérica y el Caribe ISSN Impreso: 1659-0139 ISSN electrónico: 1659-4940

OAI: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/intercambio/oai
<em>¿Quién causa tanta alegría?</em> A Griteria: patrimônio cultural imaterial dentro e fora das fronteiras da Nicarágua
PDF (Español (España))
EPUB (Español (España))
HTML (Español (España))

Arquivos suplementares

Audio de resumen (Español (España))

Palavras-chave

identity
community participation
religiosity
migration
party
Identidad
participación comunitaria
religiosidad
migración
fiesta
identidade
participação comunitária
religiosidade
migração
festa

Como Citar

Chang Vargas, G., & Chaves-Chang, L. D. (2023). <em>¿Quién causa tanta alegría?</em> A Griteria: patrimônio cultural imaterial dentro e fora das fronteiras da Nicarágua. Cuadernos Inter.c.a.Mbio Sobre Centroamérica Y El Caribe, 20(1), e54800. https://doi.org/10.15517/ca.v20i1.54800

Resumo

A festa nicaraguense dedicada à Imaculada Conceição da Virgem Maria é um assunto muito vasto. Neste estudo nosso objetivo é uma abordagem da Gritería, atividade realizada no dia anterior. Pretende-se mostrar que o valor patrimonial de um bem cultural é um processo que se constrói com a criação, apropriação, ressemantização e adaptação inovadora às circunstâncias do ambiente que um grupo partilha e que o considera como referência identitária. É o caso da Gritería, um exemplo da cultura viva do povo nicaraguense, de abrangência nacional e que migrou para além dessas fronteiras. O trabalho etnográfico e o uso de técnicas qualitativas de pesquisa social foram aplicados em diferentes comunidades da Nicarágua. Como complemento, são apresentadas algumas referências à celebração em países onde os nicaraguenses emigraram. A gestão participativa é apontada na organização desta importante festa que, onde quer que seja celebrada, mantém uma função de coesão do povo nicaraguense e o encontro de suas tradições. O resultado do estudo mostra que, apesar das diferenças, a Gritería é um elemento de valor patrimonial, de significado para diferentes setores do povo nicaraguense, sejam eles crentes ou não, a Igreja Católica e o Governo.

https://doi.org/10.15517/ca.v20i1.54800
PDF (Español (España))
EPUB (Español (España))
HTML (Español (España))

Referências

Bajtin, Mijáil. (1990). La cultura popular en la edad Media y en el Renacimiento. El contexto de François Rabelais. Alianza Editorial.

Bonfil Batalla, Guillermo. (1997). Nuestro patrimonio cultural: un laberinto de significados. El patrimonio nacional de México. FCE, CONACULTA.

Bourdieu, Pierre. (2010). El sentido social del gusto. Siglo XXI Editores.

Dobles Oropeza, Ignacio; Vargas Selva Gabriela y Amador Rojas, Krissia. (2014). Inmigrantes. Psicología,identidades y políticas públicas. La experiencia colombiana y nicargüense en Costa Rica. Editorial UCR.

Ekern, Stener. (1995). La Purísima, ¿reflejo de la idiosincracia del pueblo nicaragüense?, Mesoamérica, 16(30), 315-370.

González López, Katherine Elieth; Mora Alemán, Adonis y Pilarte Barahona, Cristhel Sofana. (2020). Cambios que se perciben en la celebración de la Purísima. Concepción de María, atractivo turístico del Municipio de Masaya (2016-2019). [Monografía para optar al título de Licenciatura en Turismo Sostenible]. Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua. UNAN.

Guber, Rosana. (2012). La etnografía: método, campo y reflexividad. Siglo Veintiuno Editores.

Hall, Stuart. (2003). Introducción. ¿quién necesita identidad? En Stuart Hall y Paul du Gay (Coords.), Cuestiones de identidad cultural (pp. 13-39). Amorrortu.

Ibarra Arana, José Ernesto. (2015). Evangelizar a los migrantes desde su identidad cultural. El caso de la celebración de la Purísima con los migrantes nicaragüenses en La Carpio (San José, Costa Rica). Anales de Teología, 17(1), 113-152.

La Voz de Nicaragua. (2011). Historia de la Purísima Inmaculada Concepción de María. http://lavozdenicaragua.blogspot.com/2011/12/historia-de-la-purisima-inmaculada.html

Neira, Germán. (1993). Una dimensión de encarnación: la evangelización inculturada. En Theologica Xaveriana, 105, 67-85.

Neu, Denese. (2015). The Story of La Purisima and La Griteria: A Unique Nicaraguan Sacred Tradition Adapted to Louisiana. www.louisianafolklife.org/lt/articles_essays/nicaraguans.html

Noticias León. (2012). Iglesia no apoya solicitud. https://noticiasleon.blogia.com/2012/102215-iglesia-no-apoya-solicitud

Oliva Regidor, Harlan. (2013). La Purísima, en la Identidad del Nicaragüense. Temas Nicaragüenses, 68, 58-62.

Programa Estado de la Nación. (2016). Quinto Informe Estado de la Región en Desarrollo Humano Sostenible. Programa Estado de la Nación.

Ramos, Elsa. (2008). Migración sur-sur: el caso de los nicaragüenses en El Salvador. Universidad Tecnológica del El Salvador.

Revista Envío. (s. f.). La fiesta de la Purísima: una tradición muy nicaragüense. http://www.envio.org.ni/articulo/29

Sánchez Rizo, Erving. (2012). Feligreses respaldan solicitud ante UNESCO de declarar a la Gritería como Patrimonio de la Humanidad. El 19 digital. https://www.el19digital.com/articulos/ver/titulo:4805-feligreses-respaldan

Sandoval García, Carlos. (2002). Otros amenazantes: los nicaragüenses y la formación de identidades nacionales en Costa Rica. Editorial UCR.

Sandoval García, Carlos; Brenes Montoya, Mónica; Paniagua Arguedas, Laura; Masis Fernández, Karen. (2010). Un país fragmentado. La Carpio: comunidad, cultura y política. Editorial Universidad de Costa Rica.

Shiffman, Geovanny. (2020, 28 de octubre). Recomendaciones para celebrar La Gritería con seguridad en tiempos de Covid-19. https://www.laprensa.com.ni/2020/10/28/nacionales/2738703-recomendaciones-para-celebrar-la-griteria-con-seguridad-en-tiempos-de-covid-19

Trinchera de la Noticia. (2012, 24 de octubre).

UNESCO. (2003). Convención para la salvaguarda del patrimonio cultural inmaterial. http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001325/132540s.pdf

Zapparolli Zecca, Mayra. (2014). Religiosidad popular: representaciones sociales en torno a las vírgenes patronas de Costa Rica y Nicaragua en procesos migratorios (2010-2012). [Tesis para optar el grado de Doctora en Arte y Cultura de Centro América]. Universidad Nacional, Heredia.

Comentários

Creative Commons License

Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.

Copyright (c) 2023 O autor

Downloads

Não há dados estatísticos.