Resumo
Foi realizado um estudo piloto para analisar e contrastar alguns aspectos da cultura digital em estudantes pertencentes a duas universidades públicas do norte e do sul do México, com base em variáveis contextuais (demográficas, socioeconômicas e tecnológicas). Partindo da compreensão da cultura digital como um conceito multidimensional e considerando um conjunto de variáveis (idade, nível socioeconómico, autoconceito tecnológico, entre outras) que a afetam, foi aplicado um questionário que abrange quatro vertentes: sociodemográficas, académicas, tecnológicas. institucional e atitudinal. Este instrumento foi testado durante 2023-2 numa amostra não representativa de estudantes universitários, que o responderam de forma assíncrona e online. Os resultados mostram contrastes significativos nos participantes do noroeste e sudeste do México com base em dados demográficos (idade), socioeconômicos (educação da mãe/pai, trabalho paralelo aos estudos), tecnológicos (anos de experiência, autoconceito) e frequência de uso. características. . O exposto nos permite inferir elementos distintivos em torno da cultura digital nos estudantes de ambas as universidades. No entanto, estas conclusões devem ser tomadas com cautela, dada a limitação da amostra do estudo, embora representem um bom ponto de partida para analisar com maior profundidade os contrastes em torno da cultura digital em estudantes universitários de áreas geográficas opostas no México.
Referências
Alejandro Barbudo, Daniel., Zapata González, Alfredo., y Angulo Armenta, Joel (2021). Alfabetización digital en estudiantes de educación secundaria en Mérida, México. XVI Congreso Nacional de Investigación Educativa, COMIE. https://www.comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v16/doc/0049.pdf
Brunner, Joaquín. (2003). Educación e Internet ¿La próxima revolución? Fondo de Cultura Económica.
Cantarell, Aquiles., y González, Mario (2000). Historia de la computación en México, una industria en desarrollo. Hobbiton Ediciones.
Casillas, Miguel., y Ramírez, Alberto. (2021). Saberes digitales en la educación. Una investigación sobre el capital tecnológico incorporado de los agentes de la educación. Editorial Brujas.
Castells, Manuel. (2001). Universidad y sociedad de la información. Pasajes: Revista de pensamiento contemporáneo, (7), 51-53. https://roderic.uv.es/rest/api/core/bitstreams/6ec0def1-1271-43dd-b277- 202fc2d0b8fb/content
Castillo, Emilia, González, Edgar., y Borbón, Iván. (2015). Significados sobre la práctica y formación de los docentes en el contexto de Educación Virtual Universitaria. En M. González, G. y López, R. (Coord).), Alfabetizaciones digitales críticas. De las herramientas a la gestión de la comunicación. (pp. 87-98). Universidad de Sonora.
Chuquihuanca Yacsahuanca, Nelson., Pesantes Shimajuko, Soledad., Vásquez Rodríguez, Luis., y Vargas De Olgado, Elena (2021). Cultura digital desde el contexto universitario en tiempos de pandemia Covid-19. Revista Venezolana de Gerencia, 26(95), 802-817. https://doi.org/10.52080/rvgluz.27.95.22
Cortés, Rocío. (2015). Uso y consumo de redes sociales virtuales entre estudiantes universitarios. Un acercamiento a los hábitos de multitarea. Revista Iberoamericana de Producción Académica y Gestión Educativa, 2(3). https://www.pag.org.mx/index.php/pag/article/view/258
Crovi, Delia. (2016). Redes sociales digitales. Lugar de encuentro, expresión y organización para los jóvenes. Universidad Nacional Autónoma de México.
De Garay, Adrián. (2012). Mis estudios y propuestas sobre los jóvenes universitarios mexicanos.
De Souza, Boaventura. (2015). La universidad en el siglo XXI. Siglo XXI.
Domínguez Pérez, Claudia., Organista Sandoval, Javier., y López Ornelas, Maricela. (2018). Diseño instruccional para el desarrollo de contenidos educativos digitales para teléfonos inteligentes. Apertura, 10(2), 80-93. https://doi.org/10.18381/Ap.vl0n2.1346
Domínguez, Fernando., Delhumeau, Sheila., y Rentería, Irma Daniela. (2023). Jóvenes universitar@s bajacalifornianos y participación ciudadana en redes sociales digitales. En M. López, J. Rodríguez, I. Contreras y K. Fernández (Coords.), Las Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) en Educación: Innovaciones, desafíos y perspectivas (pp. 245-258). Universidad Autónoma de Baja California.
Durand, Juan Pablo., Becerra, María Teresa., y Yanez, Mireya. (2015). Participación, compromiso y ciberactivismo. En M. G. González y R. López (Coord).), Alfabetizaciones digitales críticas. De las herramientas a la gestión de la comunicación (pp. 49-62). Universidad de Sonora.
Fernández, Katiuska, Lozano, Armando, López, Maricela., y Pizá, Reyna. (2022). Tecnología, educación e innovación: Un diálogo abierto. Universidad Autónoma de Baja California.
Garay, Luz María. (2019). Alfabetizaciones digitales críticas. De las herramientas a la gestión de la comunicación. Universidad Autónoma Metropolitana.
García Sánchez, María., Reyes Añorve, Joaquín., y Godínez Alarcón, Guadalupie. (2017). Las TIC en la educación superior, innovaciones y retos. Revista Iberoamericana de las Ciencias Sociales y Humanísticas, 6(12), 1-18. https://doi.org/10.23913/ricsh.v6i12.135
González, Edgar., y Castillo, Emilia. (2015). Condiciones institucionales para el desarrollo de una cultura digital en los académicos de la Universidad de Sonora. En M. G. González y R. López (Coord).), Alfabetizaciones digitales críticas. De las herramientas a la gestión de la comunicación (pp. 99-110). Universidad de Sonora.
González, María Guadalupe., y López, Rocío (2015). Cultura digital en la Universidad de Sonora. Universidad de Sonora.
González, María Guadalupe., Urquidi, Laura., y Hugues, Esther. (2015). Cultura digital: algunos rasgos de expresión. En M. G. González y R. López (Coord.), Alfabetizaciones digitales críticas. De las herramientas a la gestión de la comunicación (pp. 35-48). Universidad de Sonora.
Lévy, Pierre. (2007). Cibercultura. Anthropos.
Leyva, Adriana., y Gutiérrez, Daniel. (2015). Capital tecnológico en profesores de la Universidad de Sonora: caso Nuevas Tecnologías de la Información y la Comunicación. En M.G. González y R. López (Coord), Alfabetizaciones digitales críticas. De las herramientas a la gestión de la comunicación (pp. 75-86). Universidad de Sonora.
López, Maricela, Rodríguez, Julián, Contreras, Iván., y Fernández, Katiuska. (2023). Las Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) en Educación: Innovaciones, desafíos y perspectivas. Universidad Autónoma de Baja California.
López, Rocío., Espinoza Migdelina., y Jácome, Nancy. (2015). Uso de las redes sociales digitales entre las y los universitarios. En M. G. González y R. López (Coords), Alfabetizaciones digitales críticas. De las herramientas a la gestión de la comunicación (pp. 63- 74). Universidad de Sonora.
López, Rocío., Hernández, Denise., y Bustamante, Alfonso. (2017). Las tecnologías educativas en los contextos educativos. La voz de los estudiantes. Editorial Brujas.
Llanos Velázquez, Alan Roberto. (2022). Jóvenes entre plataformas sociodigitales. Culturas digitales en México. Culturales, 10, 1–7. http://orcid.org/0000-0001-8097-9164
Molinero Bárcenas, María., y Chávez Morales, Ubaldo. (2019). Herramientas tecnológicas en el proceso de enseñanza-aprendizaje en estudiantes de educación superior. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 10(19), 1-31. https://www.scielo.org.mx/pdf/ride/v10n19/2007-7467-ride-10-19-e005.pdf https://doi.org/10.23913/ride.v10i19.494
Organista Sandoval, Javier., Domínguez Pérez, Claudia., y López Ornelas, Maricela. (2019). Desarrollo y aplicación de contenidos educativos digitales desde un teléfono inteligente para un tema de Estadística en un curso universitario. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 19(1), 1-22. https://doi.org/10.15517/aie.v19i1.35711
Organista, Javier., y Jorge, Gabriela. (2022). Cultura digital en un contexto universitario. Voces de la comunidad. En Katiuska. Fernández, Armando Lozano, Maricela López y Reyna Pizá (Coords.), Tecnología, educación e innovación: Un diálogo abierto (pp. 27-42). Universidad Autónoma de Baja California.
Prada, Raúl, Avendaño, William., y Hernández, César (2022). Globalización y cultura digital en entornos educativos. Revista Boletín Redipe, 11(1), 262-272. https://revista.redipe.org/index.php/1/article/view/1641
Quintero Moreno, Liliana., y López Ornelas, Maricela. (2022). Aproximación a la definición de cultura digital universitaria y las dimensiones que la constituyen. Revista Conhecimento Online, 1, 213-239. https://doi.org/10.25112/rco.v1.2875
Ramírez, Alberto., y Casillas, Miguel. (2014). Háblame de TIC. Tecnología digital en educación superior. Argentina: Editorial Brujas. Revista Enfermería del Trabajo, 6(3), 105-114. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5633043
Ramón, Julia., y Vílchez, Jesús. (2021). Cultura digital y el desarrollo de competencias matemáticas en la educación universitaria. Revista Conrado, 17(81), 314-323.
Reyes Cabrera, William., Canto Herrera, Pedro., Pinto Sosa, Jesús., y Quiñonez Pech, Sergio (2022). Brechas digitales en estudiantes de nivel secundaria en el estado de Yucatán, México. En Luis López Catalán, Antonio Luque de la Rosa, Mariano Reyes-Tejedor y Juan Carlos de la Cruz-Campos (Coords.), Educación y ecologías de aprendizaje. Editorial Dykinson. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=869891
Romero Saldaña, Manuel. (2016). Pruebas de bondad de ajuste a una distribución normal. Revista Enfermería del Trabajo, 6(3). https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5633043
Salado, Lilian., Ramírez, Alberto., y Ochoa, Reyna. (2017). Saberes digitales en universidades públicas del noroeste de México. Revista Internacional de Educación y Aprendizaje, 5(2), 127-136. https://doi.org/10.37467/gka-revedu.v5.1492
Sánchez-Antolin, Pablo., Andrés Viloria, Carmen., y Paredes Labra, Joaquín. (2018). El papel de la familia en el desarrollo de la competencia digital. Análisis de cuatro casos. Digital Education Review, (34), 44-58. https://raco.cat/index.php/DER/article/view/348340
SEP. (2020). Agenda Digital Educativa. https://infosen.senado.gob.mx/sgsp/gaceta/64/2/2020-02-05-1/assets/documentos/Agenda_Digital_Educacion.pdf.
Treviño, Ernesto. (2015). La Educación Superior y el advenimiento de la sociedad del conocimiento. ANUIES.
Turpo, Osbaldo., Gonzales, Milagros., Venegas, Valia., y Loayza, María. (2023). Investigaciones sobre cultura digital en las universidades peruanas: Productividad, conocimiento, potenciales y desafíos. Revista De Ciencias Sociales, 29, 342-357. https://doi.org/10.31876/rcs.v29i.40469
UNESCO. (2024). Informe de seguimiento de la educación en el mundo 2023: Tecnología en la educación: ¿Una herramienta en los términos de quién? UNESCO.
Comentários
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Patricio Sebastián Henríquez Ritchie, Fernando Domínguez Pozos, Galo López Gamboa, Gabriel Domínguez Castillo