Revista humanidades ISSN electrónico: 2215-3934

OAI: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/humanidades/oai
Etnofagia capitalista no Conde Drácula: uma leitura crítica anticolonial
Imagen en mosaico de pasteles. Parece crear la forma de flores.
PDF (Español (España))
EPUB (Español (España))
HTML (Español (España))

Palavras-chave

literatura europea
colonialismo
capitalismo
diferenciación cultural
European literature
colonialism
capitalism
cultural differentiation
literatura europeia
colonialismo
capitalismo
diferenciação cultural

Como Citar

Brito Alvarado, X., Rodríguez Caguana, A., & Castro León, F. (2024). Etnofagia capitalista no Conde Drácula: uma leitura crítica anticolonial. Revista Humanidades, 14(2), e56397. https://doi.org/10.15517/h.v14i2.56397

Resumo

Os vampiros são monstros que vagam entre a vida e a morte, habitam a noite, são misteriosos, perigosos e sedutores; uma combinação que aterroriza e fascina, convertidos em figuras que podem ser acopladas a vários contextos sócio-históricos, como o declínio do Império Britânico, a ascensão da modernidade capitalista, entre outros. Este trabalho, como eixo central para o debate, visa assumir Drácula a partir de sua dimensão histórica, política e simbólica, o que o aproxima do capitalismo etnofágico que, por meio da sedução e do engano, aprisiona suas vítimas. Para tanto, este ensaio parte da análise histórica do Drácula como metáfora do capitalismo e explora suas várias dimensões sociais que moldaram o desenvolvimento das sociedades ocidentais. Metodologicamente, a escolha da literatura teórica foi baseada em diferentes perspectivas que combinam literatura, história, economia, política e fantasia, o que proporciona uma visão ampla, complexa e estressante de Drácula.

https://doi.org/10.15517/h.v14i2.56397
PDF (Español (España))
EPUB (Español (España))
HTML (Español (España))

Referências

Bartra, R. (1996). El salvaje en el espejo. Destino.

Bentley, C. (1972). The Monster in the Bedroom: Sexual Symbolism in Bram Stoker’s Dracula. En M. L. Carter (Ed.), The Vampire and the Critics (pp. 25-34). UMIResearch Press.

Brasil, V. (2013). La inmortalidad al alcance de la mirada. El mito del vampiro en las imágenes del cine. Revista Trama y Fondo, (35), pp. 83-102. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4574781

Canguilhem, G. (1971). Lo normal y lo patológico. Siglo XXI Editores.

Carnero, S. (2003). Marx, El Capital y el mito vampírico. A Parte Rei: Revista de Filosofía, (29), 1-5.

Carver, T. (1984). Making Capital out of Vampires. Times Higher Educational, Supplement 15, 9-33.

Conte, D. (2008). Un bestiario futuro: exorcismos proyectivos en la ciencia ficción. En T. López Pellisa y F. Á. Moreno Serrano (Eds.), Ensayos sobre ciencia ficción y literatura fantástica (pp. 178-208). Asociación Cultural Xatafi y Universidad Carlos III de Madrid.

Cueto, R. y Díaz, C. (1997). Drácula de Transilvania a Hollywood. Nuer Ediciones.

Del Olmo, A. (2012). El eterno retorno del no-muerto como arquetipo fílmico: Una aproximación a la figura del zombi en la cultura popular contemporánea. Universitat Ramon Llull.

Díaz-Polanco, H. (2007). Identidad, globalización y etnofagia. Siglo XXI.

Douglas, M. (1996). Purity and Danger: an Analysis of Concepts of Pollution and Taboo. Routledge.

Eudave, C. (2018). Bestiaria vida. Eolas Ediciones.

Federici, S. (2016). Calibán y la bruja: mujeres, cuerpo y acumulación originaria. Editorial Abya-Yala.

Fernández, F. (2018). El origen de los seres míticos y su impacto sobre la mente humana. Argutorio: Revista de la Asociación Cultural "Monte Irago", 20(39), 82-93.

Foucault, M. (2007). Los anormales. Fondo de Cultura Económica.

Graham, E. (2002). Representations of the Post/Human: Monsters, Alien and Others in Popular Culture. Rutgers University Press.

Gregori, A. (2015). La dimensión política de lo irreal: el componente ideológico en la narrativa fantástica española y catalana. Wydawnictwo Naukowe UAM.

Gubern, R. y Prat, J. (1979). Las raíces del miedo: Antropología del cine de terror. Tusquets.

Haraway, D. (2008). When Species Meet. University of Minnesota Press.

Haro-Ibars, E. (1979). Persistencia de un mito: Drácula, príncipe de las tinieblas. Tiempo de historia,

(50), 114-121. https://gredos.usal.es/handle/10366/23881

Hyman, S. (1962). The Tangled Bank: Darwin, Marx, Freud and Frazer as Imaginative Writers. Atheneum.

Hobbes, T. (2018). Leviatan. Deusto.

Izaola, A. y Zubero, I. (2015). La cuestión del otro: forasteros, extranjeros, extraños y monstruos. Papers: Revista de Sociología, 100(1), 105-129. https://ddd.uab.cat/pub/papers/papers_a2015m1-3v100n1/papers_a2015m1-3v100n1p105.pdf

Jackson, R. (1986). Fantasy: Literatura y subversión. Catálogos.

Le Goff, J. (1999). Lo maravilloso y lo cotidiano en el Occidente medieval. Altaya.

Lillo, A. (2017). Miedo y deseo. Historia cultural de Drácula. Siglo XXI.

Martínez-Lucena, J. (2008a). Hermenéutica de la narrativa del no-muerto: Frankenstein, Hyde, Drácula y el zombi. Revista Pensamiento y Cultura, 11(2), 237-272. https://pensamientoycultura.unisabana.edu.co/index.php/pyc/article/view/1207

Martínez-Lucena, J. (2008b). Muertos vivientes convencionales, y que se relaciona con el lujo y la seducción. Pensamiento y cultura, 11(2), 237-261.

Mcintosh, S. y Leverette, M. (2008). Zombie Culture: Autopsies of the Living Dead. The Scarecrow Press.

Moraña, M. (2017). El monstruo como máquina de guerra. Iberoamericana.

Negri, A. (2007). El monstruo político. Vida desnuda y potencia. En G. Giorgi y F.

Rodríguez (Comp), Ensayos sobre biopolítica. Excesos de vida (pp. 93-139). Paidós.

Neocleous, M. (2013). La economía política de los muertos: la metáfora cognitiva de los vampiros en Marx. La Haine. https://www.lahaine.org/est_espanol.php/la-economia-politica-de-los-muertos-la-m

Newitz, A. (2006). Pretend We're dead: Capitalist Monsters in American Pop Culture. Duke University Press.

Pavón-Cuéllar, D. (2023). El vampiro del capital y su pulsión de muerte: vigencia de Marx y Freud ante las actuales violencias estructurales del capitalismo. Revista de Filosofía de la Universidad de Costa Rica, 62(163), 103-114. https://doi.org/10.15517/revfil.2023.55063

Planella, J. (2007). Los monstruos. Editorial UOC.

Platzeck, J. (2016). El monstruo y el poder: un diálogo entre biopolítica y zombies. Representaciones, XII(1), 77-94. https://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/108672

Oates, J. (1994). Haunted. Dutton.

Richardson, M. (1959). The Psychoanalysis of Ghost Stories. Twentieth Century, 166, 419-431.

Roas, D. (2019). El monstruo fantástico posmoderno: entre la anomalía y la domesticación. Revista de Literatura, LXXXI(161), 29-56. https://revistadeliteratura.revistas.csic.es/index.php/revistadeliteratura/article/view/482

Rodrigo, I. (2013). El monstruo es del sur: Más allá del límite de la biopolítica. En C. A. Castrillón y J. M. Acevedo Carvajal (Eds), Marginalia III: Relecturas del Canon Literario (pp. 167-187). Universidad La Gran Colombia.

Rodríguez, J. (2012). Imágenes de perversidad: el vampirismo en el arte. En M. Carretero González, D. Díaz Piedra, M. Reyes Martín y S. Rodríguez Fernández (Eds.), Vampiros a contraluz: constantes y modalizaciones del vampiro en el arte y la cultura (pp. 211-229). Comares. http://hdl.handle.net/10481/27432

Shaviro, S. (2002). Capitalist Monsters. Historical Materialism, 10(4), 281‐290.

Stoker, B. (2015). Drácula (M. Montalbán, Trad.). Random House.

##plugins.facebook.comentarios##

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Revista humanidades

Downloads

Não há dados estatísticos.