Resumo
Este artigo descreve como o protagonista do romance Cocorí se torna um herói bem-sucedido de acordo com a teoria proposta por Joseph Campbell. Primeiramente, analisa-se a abordagem da obra no contexto costarriquenho; em seguida, estabelecem-se alguns conceitos teóricos básicos para a análise do texto, como o de herói, as etapas do jornada do herói e alguns símbolos que completam a proposta em estudo. Finalmente, após analisar a jornada do personagem na obra, conclui-se que esse menino, de forma inconsciente, se configura como um herói popular, que, embora não possua atributos divinos, cumpre todas as etapas e requisitos para se tornar um herói folclórico costarriquenho, retornando vitorioso de suas aventuras como um ser novo para compartilhar sua nova sabedoria com os outros.
Referências
Argüello Scriba, S. (2004). La simbología de los animales en Cocorí. Káñina, 28(1, especial), 11.-20. https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/kanina/article/view/4700
Brunk, S. y Fallaw, B. (2006). Heroes and Hero Cults in Latin America. University of Texas Press. http://ebookcentral.proquest.com/lib/uncg/detail.action?docID=3443022
Caamaño, V. (2004). Cocorí: Una lectura desde la perspectiva de la construcción identitaria costarricense. Káñina, 28(1, especial), 27-32. https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/kanina/article/view/4702
Campbell, J. (1959). El héroe de las mil caras: Psicoanálisis del mito. Fondo de Cultura Económica.
Chevalier, J. y Gheerbrant, A. (1986). Diccionario de los símbolos (M. Silvar y A. Rodríguez, Trad.). Herder.
Chen Sham, J. (2004). El cronotopo de indias y el sujeto afrocaribeño: Recepción de Cocorí. Káñina, 28(1, especial), 33-40. https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/kanina/article/view/4703
Chen Sham, J. (2008). Los avatares del sujeto afrocaribeño en la narrativa costarricense: De Cocorí́ a Calypso. Káñina, 32(2), 11-22. https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/kanina/article/view/4106
Ehrlich, M. T. I. (2009). El concepto de héroe y su desarrollo en la literatura española actual. Céfiro: Enlace hispano cultural y literario, 9, 35-65. https://cefiro-ojs-ttu.tdl.org/cefiro/article/view/172
Gutiérrez, J. (1957). Cocorí. Editorial ZIG – ZAG.
Gutiérrez, J. (2006). Cocorí. Editorial Legado.
Mondol, M. (2004). Diálogo y marginalidad en Cocorí. Kañina, 28(1, especial), 41-46. https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/kanina/article/view/4704
Navarro, J. (1978). La estructura interna del héroe cómico. Cuadernos de Filología Clásica, 15(XV), 137-166.
Ortiz, A. (1995). Mitología del héroe moderno. RIEV. Revista internacional de los estudios vascos, 43(2), 381-393.
Pérez, M. (2004). Entre la polémica y el espectáculo: Cocorí mi negro lindo. Káñina, 28(1, especial), 47-54. https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/kanina/article/view/4705
Real Academia Española. (s. f.). Héroe. Diccionario de la lengua española. https://dle.rae.es/h%C3%A9roe
Robles Mohs, I. (2004). Cocorí: Una polifonía textual. Kañina, 28(1, especial), 61-66. https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/kanina/article/view/4707
##plugins.facebook.comentarios##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Revista humanidades