Pensar en Movimiento: Revista de Ciencias del Ejercicio y la Salud ISSN Impreso: 1409-0724 ISSN electrónico: 1659-4436

OAI: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/pem/oai
PENSAMENTO DECIMONÔNICO CUBANO: CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA E O ESPORTE
PDF_es (Español (España))
XML_ES (Español (España))

Palavras-chave

pedagogical thinking
Cuban history
physical culture history
humanism
humanistic model
physical culture
pensamiento pedagógico
historia de Cuba
historia de la Cultura Física
humanismo
formación humanista
Cultura Física
pensamento pedagógico
história de Cuba
história da Cultura Física
humanismo
formação humanista
Cultura Física

Como Citar

Rodríguez González, R. (2017). PENSAMENTO DECIMONÔNICO CUBANO: CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA E O ESPORTE. Pensar En Movimiento: Revista De Ciencias Del Ejercicio Y La Salud, 15(2), e29590. https://doi.org/10.15517/pensarmov.v15i2.29590

Resumo

O objetivo deste artigo é aprofundar nas relações existentes entre a formação humanista e a Cultura Física no pensamento pedagógico cubano do século XIX. Com esse fim, realizou-se uma revisão bibliográfica das publicações de autores relevantes que abordaram o tema e daquelas que se referem às fontes de pensamento, para uma melhor interpretação e avaliação do problema. Constatou-se o sentido integrador, seletivo e crítico do pensamento pedagógico cubano dessa época em seu carácter sociocultural universal e autóctone, manifestado em diversas ações para introduzir a formação humanista e a Cultura Física no contexto formativo. Os resultados mostram as insuficiências no tratamento atual dos aspectos relacionados com a Cultura Física na historiografia cubana e o escasso aprofundamento nas contribuições dos pedagogos cubanos do século XIX à formação humanista e sua estreita relação com a Cultura Física. Propõem-se futuras linhas de investigação como possível contribuição para a formação de licenciados em tal área.
https://doi.org/10.15517/pensarmov.v15i2.29590
PDF_es (Español (España))
XML_ES (Español (España))

Referências

Alfonso, J. (2009). Apuntes para la Historia de la Cultura Física. La Habana: Deportes.

De la Luz y Caballero, J. (2001a). Obras (Vol. I). La Habana: Imagen Contemporánea.

De la Luz y Caballero, J. (2001b). Obras (Vol. II). La Habana: Imagen Contemporánea.

De la Luz y Caballero, J. (2001c). Obras (Vol. III). La Habana: Imagen Contemporánea.

Guadarrama, P.M. (2001). Humanismo y autenticidad en el pensamiento filosófico latinoamericano. Islas 43(128), 87-122. Recuperado de: http://islas.uclv.edu.cu/index.php/islas/article/view/744/654

Mariño, O. (2011). Visión histórica del deporte en Cuba (1762 - 1961). La Habana: Deportes.

Martínez, J. A. (2006). Cultura Física y Deportes. Génesis, evolución y desarrollo (Hasta la Inglaterra del siglo XIX). La Habana: Deportes. Recuperado de https://www.ecured.cu/Cultura_f%C3%ADsica_y_deportes_G%C3%A9nesis,_evoluci%C3%B3n_y_desarrollo_(Hasta_la_Inglaterra_del_siglo_XIX) (Libro)

Masjuan, M. A. (1984). El deporte y su historia. La Habana: Científico-técnico.

Rodríguez-González, R. (2010). La significación social de la Cultura Física en la pedagogía humanista de José Martí. Odiseo, 8(15). Recuperado de: http://www.odiseo.com.mx/2010/8-15/rodriguez-cultura-fisica-marti.html

Rodríguez-González, R. (2011a). Formación humanista y cultura física en la pedagogía del italiano Vittorino Rambaldoni da Feltre. Odiseo, 8(16). Recuperado de: http://www.odiseo.com.mx/bitacora-educativa/2011/02/formacion-humanista-cultura-fisica-pedagogia-italiano-vittorino-rambaldon

Rodríguez-González, R. (2011b). Formación humanista y cultura física en la pedagogía del médico italiano Hyeronimus Mercurialis. Odiseo, 8(16). Recuperado de: http://www.odiseo.com.mx/bitacora-educativa/2011/05/formacion-humanista-cultura-fisica-pedagogia-medico-italiano-hyeronimus-m

Rodríguez-González, R. (2016). Estrategia de formación humanista-martiana en la licenciatura en Cultura Física. Apunts. Educación física y deportes, 125. Recuperado de: http://www.revista-apunts.com/es/hemeroteca?article=1752

Saco, J. A. (2001). Obras. La Habana: Imagen Contemporánea.

Salas, J. A. (2009). Génesis y difusión de la educación física en Cuba: (1800-1901) (Tesis de Doctorado, Universidad de Salamanca). Recuperado de: http://hdl.handle.net/10366/76296

Sánchez, B. P. (2004). Cultura Física y Epistemología: una propuesta para el estudio de la experiencia cubana (Tesis en opción al Grado Científico de Doctor en Ciencias de la Cultura Física). Instituto Superior de Cultura Física “Manuel Fajardo”, Cuba.

Sosa, E., & Penabad, A. (2005a). Historia de la educación en Cuba. La Habana: Pueblo y Educación.

Sosa, E., & Penabad, A. (2005b). Historia de la educación en Cuba. La Habana: Pueblo y Educación.

Torres, E. (2006a). En busca de la cubanidad (Vol. I). La Habana: Ciencias Sociales.

Torres, E. (2006b). En busca de la cubanidad (Vol. II). La Habana: Ciencias Sociales.

Vives, J.L. (1988). Diálogos y otros escritos. Recuperado de https://www.casadellibro.

com/libro-dialogos-y-otros-escritos/9788432039805/19667

Vives, J. L. (1994). De institutione feminae christianae. Recuperado de https://books.

google.co.cr/books/about/De_Institutione_Feminae_Christianae.html?id=VfQpAAAAYAAJ&redir_esc=y

Vives, J. L. (1997). Las Disciplinas. Recuperado de https://www.casadellibro.com/libro-las-disciplinas/mkt0003325980/4599511

Varela y Morales, F. (2001a). Obras (Vol. I). La Habana: Imagen Contemporánea.

Varela y Morales, F. (2001b). Obras (Vol. II). La Habana: Imagen Contemporánea.

Varela y Morales, F. (2001c). Obras (Vol. III). La Habana: Imagen Contemporánea.

Comentários

Downloads

Não há dados estatísticos.