Pensar en Movimiento: Revista de Ciencias del Ejercicio y la Salud ISSN Impreso: 1409-0724 ISSN electrónico: 1659-4436

OAI: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/pem/oai
Os códigos QR na educação física: carreira de orientação
PDF_ES (Español (España))
XML_ES (Español (España))

Palavras-chave

ICT
innovation
evaluation
mobile devices
learning
TIC
innovación
evaluación
móvil
aprendizaje.
TIC
inovação
avaliação
móvel
aprendizagem

Como Citar

Escaravajal-Rodríguez, J. C. (2018). Os códigos QR na educação física: carreira de orientação. Pensar En Movimiento: Revista De Ciencias Del Ejercicio Y La Salud, 16(1), e30141. https://doi.org/10.15517/pensarmov.v16i1.30141

Resumo

O uso do ordenador, a consola e o móvel converteu-se em algo habitual no dia a dia das pessoas; isto influenciou na educação em nível escolar, produzindo mudanças metodológicas nos processos de ensino-aprendizagem. O objetivo do presente estudo foi analisar a utilização dos códigos QR como meio de ensino na Educação Física desde o ponto de vista do aluno e, mais concretamente, em uma carreira de orientação. Na pesquisa participaram 22 alunos de ambos os sexos, na faixa etária entre 18 e 23 anos. Para a obtenção dos dados utilizou-se como instrumento um questionário estruturado ad hoc de 20 perguntas fechadas. Aplicou-se uma análise quantitativa, tanto descritiva como de frequência. Obteve-se como resultado que os participantes tinham um bom conhecimento prévio dos códigos QR, e com relação à atividade, a maioria dos participantes acharam a aprendizagem deste tipo motivadora e a integração dos códigos QR em uma carreira de orientação, atraente. Além disso, afirmam que foi muito útil para fixar seus conhecimentos e que a avaliação com os QR foi mais amena do que com uma prova escrita na sala de aula. Em conclusão, os resultados obtidos nesta experiência reforçam positivamente a integração dos códigos QR como meio de aprendizagem nas aulas de Educação Física, uma ferramenta educativa emergente de grande potencial.

https://doi.org/10.15517/pensarmov.v16i1.30141
PDF_ES (Español (España))
XML_ES (Español (España))

Referências

Bosco, A. (2013). Las TIC y la educación escolar: tiempo y espacio como obstáculos o aliados de la innovación. Investigación en la escuela, (79), 43-53. Recuperado de https://idus.us.es/xmlui/handle/11441/59838

Cabero, J. (2004). Formación del profesorado en TIC. El gran caballo de batalla. Comunicación y Pedagogía. Tecnologías y Recursos didácticos, (195), 27-31. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=950727

Cantillo, C., Roura, M. y Sánchez, A. (2012). Tendencias actuales en el uso de dispositivos móviles en educación. La Educ@ción Digital Magacine, (147), 1-21. Recuperado de http://www.educoas.org/portal/la_educacion_digital/147/pdf/ART_UNNED_EN.pdf

Cánovas, G., García, A., Oliaga, A. y Aboy, I. (2014). Menores de Edad y Conectividad Móvil en España: Tablets y Smartphones. Madrid, España: PROTEGELES. Recuperado de https://kidsandteensonline.files.wordpress.com//07/estudio_movil_smartphones_tablets_protegeles.pdf

Carbonell, J. (2002). La aventura de innovar (2da ed.). El cambio en la escuela. Recuperado de https://books.google.co.cr/books/about/La_aventura_de_innovar.html?id=fkI8vgAACAAJ&redir_esc=y

Castro, N. y Gómez, I. (2016). Incorporación de los códigos QR en la Educación Física en Secundaria. Retos: Nuevas Tendencias en Educación física, Deporte y Recreación, (29), 114-119. Recuperado de http://www.redalyc.org/pdf/3457/345743464023.pdf

Cepero, M., García, A. y López, M. (2013). Diseño de un Programa de intervención bilingüe para el área de Educación Física basado en la competencia digital. Porta Linguarum: Revista Internacional de Didáctica de Las Lenguas Extranjeras, (19), 257-274. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4594836

Corrales, A. (2009). La integración de las Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) en el Área de Educación Física. Hekademos: revista educativa digital, (4), 45-56. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3286615

Dudzinska-Przesmitzki, D. y Grenier, R. (2008). Nonformal and informal adult learning in museums: a literature review. Journal of Museum Education, 33(1), 9-22. doi: https://doi.org/10.1080/10598650.2008.11510583

Escaravajal-Rodríguez, J. C. (2017). La orientación deportiva como medio interdisciplinar. Trances: Revista de Transmisión del Conocimiento Educativo y de la Salud, 9(6), 885-908. Recuperado de http://www.trances.es/papers/TCS%2009_6_1.pdf

Escaravajal-Rodríguez, J. C., Baena-Extremera, A., Ayala-Jiménez, J. D. y Ruiz-Fernández, Z. M. (2017). Propuesta de raid de aventura escolar en Educación Física. Revista Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, (1), 1-27. Recuperado de http://files.dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/200003562-2007321028/17-9-27.%20Propuesta%20de%20Raid%20de%20Aventura%20Escolar%20en%20Educaci%C3%B3n%20F%C3%ADsica.pdf

Federación Española de Orientación. (2012). Reglamento de orientación 2012. Recuperado de http://www.fedo.org/web/ficheros/competicion/o-pie/reglamentos/2012/Reglamento-Orientacion-2012.pdf

Fernández, A. (2009). El uso de las TIC en Educación Física. Lecturas: Educación Física y Deportes, (128). Recuperado de http://www.efdeportes.com/efd128/el-uso-de-las-tic-en-educacion-fisica.htm

Fernández, R., Herrera-Vidal, J. I. y Navarro, R. (2015). Las TIC como recurso en la didáctica de la Educación Física escolar. Propuesta práctica para la Educación Primaria. EmásF: Revista Digital de Educación Física, (35), 58-69. Recuperado de http://emasf2.webcindario.com/EmasF_35.pdf

Fundación Telefónica (2013). Guía Mobile Learning. Recuperado de https://innovacioneducativa.fundaciontelefonica.com/wp-content/uploads/2016/04/Guia_MobLearning.pdf

García, L. (2004) Aprendizaje móvil, m-learning. Madrid: Editorial del BENED. Recuperado de http://e-spacio.uned.es/fez/eserv/bibliuned:331/editorialdiciembre2004.pdf

Gómez-Gonzalvo, F., Atienza, R. y Mir-Daud, M. (2015). Revisión bibliográfica sobre usos pedagógicos de los códigos QR. @tic. Revista d’innovació Educativa, (15), 29-38. Doi: https://doi.org/10.7203/attic.15.6803

Granero, A. (2008). Una experiencia de teleformación del profesorado de Educación Física (Primaria y Secundaria) en actividades físicas en el medio natural. Retos: Nuevas Tendencias En Educación Física, Deporte y Recreación, (13), 39-45. Recuperado de http://www.redalyc.org/html/3457/345732278007/

Granero-Gallegos, A., Baena-Extremera, A. y Martínez-Molina, M. (2010). Contenidos desarrollados mediante las actividades en el medio natural de las clases de Educación Física en secundaria obligatoria. Ágora para la Educación Física y el Deporte, 12(3), 273-288. Recuperado de http://uvadoc.uva.es/handle/10324/23703

Holzinger, K., Lehner, M., Fassold, M. y Holzinger, A. (2011, julio). Archaeological scavenger hunt on mobile devices: from education to e-business: A triple adaptive mobile application for supporting experts, tourists and children. Paper presentado en Proceedings of the International Conference on e-Business del IEEE, Sevilla, España. Recuperado de http://ieeexplore.ieee.org/document/6731111/

Huidobro, J.M. (2009). Qué es… Código QR. Bit, (172), 47-49. Recuperado de http://cmapspublic2.ihmc.us/rid=1NS6XZ211-1V8WNZ2-2555/Microcodigos%20qr.pdf

Ibáñez, A., Vicent, N. y Asensio, M. (2012). Aprendizaje informal, patrimonio y dispositivos móviles. Evaluación de una experiencia en Educación Secundaria. Didáctica de las ciencias experimentales y sociales, (26), 3-18. doi: https://doi.org/10.7203/dces.26.1937

Jiugen, Y., Ruonan, X. y Jianmin, W. (2010, julio). Applying research of mobile learning mode in teaching. Paper presentado en International Forum on Information Technology and Applications del IEEE, Kunming, China. Recuperado de http://ieeexplore.ieee.org/document/5635021/

Lai, H.C., Chang, C.Y., Li, W.S., Fan, Y.L. y Wu, Y.T. (2013). The implementation of mobile learning in outdoor education: application of QR codes. British Journal of Education Technology, 44(2), 57-62. Recuperado de http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-8535.2012.01343.x/abstract

Medina, A., Pérez, L. y Campos, B. (2014). Elaboración de planes y programas de formación del profesorado en didácticas especiales. Madrid: UNED. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=567365

Monguillot, M., González, C., Guitert, M. y Zurita, C (2014). Mobile learning: una experiencia colaborativa mediante códigos QR. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento, 11(1), 175-191. doi: https://doi.org/10.7238/rusc.v11i1.1899

Monguillot, M., Guitert, M. y González, C. (2013). El trabajo colaborativo virtual: herramienta de formación del profesorado de educación física. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (24), 24–27. Recuperado de http://www.retos.org/numero_24/24-27.pdf

Naismith, L., Lonsdale, P., Vavoula, G. y Sharples, M. (2004). Literature Review in Mobile Technologies and Learning. Reino Unido: Futurelab. Recuperado de https://telearn.archives-ouvertes.fr/hal-00190143/document

Navarrete, R. (2010). La inclusión de las Nuevas Tecnologías de la Información y la Comunicación en la Programación del Área de Educación Física. EmásF: Revista Digital de Educación Física, 1(4), 53-64. Recuperado de http://emasf.webcindario.com/La_inclusion_de_las_nuevas_tecnologias_en_EF.pdf

Ozcelik, E. y Acarturk, C. (2011). Reducing the spatial distance between printed and online information sources by means of mobile technology enhances learning: Using 2D barcodes. Computers & Education, 57(3), 2077-2085. doi: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2011.05.019

Prat, Q., Camerino, O. y Coiduras, J. L. (2013). Introducción de las TIC en Educación Física. Estudio descriptivo sobre la situación actual. Apunts. Educación Física y Deportes, (113), 37-44. doi: http://dx.doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2013/3).113.03

Román, P. (2012). Diseño, elaboración y puesta en práctica de un observatorio virtual de códigos QR. @tic, Revista d’innovació Educativa, (9), 96-107. doi: https://doi.org/10.7203/attic.9.1947

Tolsá, J. (2012). Los menores y el mercado de las pantallas: una propuesta de conocimiento integrado. Madrid: Foro Generaciones Interactivas. Recuperado de https://www.revistacomunicar.com/pdf/2012-03-menores-mercados.pdf

UNESCO. (2013). Policy guidelines for mobile learning. Francia: UNESCO. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002196/219641E.pdf

Wang, M., Shen, R., Novak, D. y Pan, X. (2009). The impact of mobile learning on students' learning behaviors and performance: Report from a large blended classroom. British Journal of Educational Technology, 40(4), 673–695. doi: https://doi.org/10.1111/j.1467-8535.2008.00846.x

Comentários

Downloads

Não há dados estatísticos.