Resumo
As provas padronizadas utilizadas para selecionar os candidatos ao ingresso na universidade devem garantir igualdade de oportunidades e equidade. Os bancos de itens constituem uma fonte valiosa de informações sobre a consideração do item como objeto de estudo. O objetivo da pesquisa é analisar a adequação do banco de itens para pessoas com deficiência auditiva e visual. A pesquisa utilizou uma abordagem mista e descritiva, foi realizada entre 2016 e 2020, foram utilizados 636 itens do banco e participaram 5 juízes especialistas, as variáveis do estudo foram os critérios de julgamento e a adequação do item, e ases técnicas utilizados foram a análise de conteúdo e a folha de verificação. 31% dos itens do banco não são adequados para pessoas com deficiência visual e os critérios de julgamento são mais frequentemente elementos que tornam a leitura mais complexa e contraste entre a afirmação e as opções de resposta. 58% dos itens do banco não são adequados para pessoas com deficiência auditiva e o critério de julgamento mais frequente é o vocabulário inadequado. Indicam a relevância de adequar o texto do item, suprimir discursos visuais hegemônicos que possivelmente afetem a execução do teste em pessoas com deficiência visual e a criação de um banco de itens em língua de sinais para pessoas com deficiência auditiva que garanta a equidade .na realização de um teste padronizado de altas consequências para as pessoas que participam do processo de admissão à Universidade.
Referências
Alfaro, Lucrecia. (2014). Estrategias empleadas por personas en condición de sordera en la resolución de ítems de la Prueba de Aptitud Académica de la Universidad de Costa Rica. Tesis no publicada. Universidad de Costa Rica.
Alfaro, Lucrecia., y Rojas, Luis. (2016). Desempeño de Personas con la Adecuación de Tiempo Adicional en una Prueba Estandarizada. Revista latinoamericana de educación inclusiva, 10(1), 215-227. https://doi.org/10.4067/S0718-73782016000100011
Asamblea Legistiva, C.R. (1996). Ley de Igualdad de Oportunidades de las Personas con Discapacidad. https://www.mtss.go.cr/seguridad-social/discapacidad/Ley_7600.pdf
Behares, Luis. (2006). La enseñanza en el campo de la sordera: reflexiones desde la teoría del acontecimiento didáctico. Educação Temática Digital, 7(2), 229-244.
Brizuela, Armel., Villarreal, María. Paula., y Alfaro, Lucrecia. (2015). Construcción de pruebas estandarizadas en el ámbito de la medición educativa y psicológica (Series cuadernos metodológicos, 8). Instituto de Investigaciones Psicológicas.
Cruz, Juan Antonio. (2007) El lenguaje de los derechos. Ensayo para una teoría estructural de los derechos. Madrid: Trotta.
Dembitzer, Leah. (2016). Universal design and accommodations: Accessibility reliability and validity. Tesis no publicada. Rutgers University.
Elosua, Paula., Mujica, José., Almeida, Leandro., y Hermosilla, Daniel. (2014). Procedimientos analítico-racionales en la adaptación de tests. Adaptación al español de la batería de pruebas de razonamiento. Revista Latinoamericana de Psicología, 46, 117-126.
Finsterbugs, Cristian. (2016). La extensión de los ajustes razonables en los derechos de las personas en situación de discapacidad d. acuerdo al modelo social de derechos humanos. Revista ius et praxis, 22, 227-252. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-00122016000200008
Flick, Uwe. (2014). El diseño de la investigación cualitativa. Ediciones Morata, S.L.
Hustvedt, Siri. (2014). Vivir, pensar, mirar. Editorial Anagrama, S.A.
Jiménez, Karol., Rojas, Guaner., Brizuela, Armel., y Pérez, Nelson. (2018). Validación de un modelo de cuatro estrategias de resolución de ítems de razonamiento en una prueba estandarizada de selección. Revista Costarricense de Psicología, 37(1), 77-88. https://doi.org/10.22544/rcps.v37i01.04
Kastrup, Virginia., y Valente, Dannyelle. (2018). ¿Cómo Hacer que el Cuerpo Hable? Discapacidad Visual, Verbalismo y Discurso Incorporado. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(3), 572-583. https://doi.org/10.1590/1982-3703000052018
López, Rocío., González, Gerardina., y Crisóstomo, Rodrigo. (2017). Procedimiento incluyente para el examen de admisión del ITD para aspirantes en situación de discapacidad. Revista Visión Educativa IUNAES, 4, 1-31.
Martín, Pilar., y Vergara, Esperanza. (2015). Procesos e instrumentos de evaluación neuropsicológica educativa. Ministerio de Educación y Cultura.
Martínez, María Rocío., Hernández, María Victoria., y Hernández, María José. (2014). Psicometría. Madrid: Alianza.
Meloy, Linda., Deville, Craig., y Frisbie, David. (2002). The effect of a read aloud accomodation on test scores of students with and without a learning disability in reading. Remedial special education, 4, 248-255. https://doi.org/10.1177/07419325020230040801
Montero, Eiliana. (2014). Referentes conceptuales y metodológicos sobre la noción moderna de validez de instrumentos de medición: Implicaciones para el caso de personas con necesidades educativas especiales. Revista Actualidades en Psicología, 114, 113-128.
Montero, Eiliana., Rojas, Guaner., Francis, Susan., y Negrini, Miguel. (2015). Efectos de una capacitación sobre los puntajes de la prueba de admisión de la Universidad de Costa Rica: Una aproximación bayesiana. Actualidades en Psicología, 29(119), 115-130.
Organización de las Naciones Unidas. (2008). Convención sobre los Derechos de las Personas con Discapacidad. https://www.ohchr.org/sites/default/files/Documents/Publications/AdvocacyTool_sp.pdf
Palacios, Agustina. (2008). El modelo social de discapacidad. Orígenes, caracterización y plasmación en la Convención Internacional sobre los Derechos de las Personas con Discapacidad. Madrid: Ediciones Cinca.
Programa Permanente de la Prueba de Aptitud Académica (PPPAA). (2019). Manual de procesos de una prueba estandarizada: la PAA de la UCR. Universidad de Costa Rica.
Rojas, Luis., Rojas, Guaner., y Brizuela, Armel. (2018). El uso de la invarianza de medición con variables dicotómicas como evidencia de validez. Revista Evaluar, 18(2), 45-58.
Sacks, Oliver. (2003). Veo una voz: viaje al mundo de los sordos. Barcelona: Editorial Anagrama S.A.
Test, David., Mazzotti, Valerie., Mustian, April., Fowler, Catherine., Kortering, Larry., Kohler, Paula. (2009). Evidence-based secondary transition predictors for improving postschool outcomes for students with disabilities. Development off exceptional individual, 32(3), 160-181. https://doi.org/10.1177/0885728809346960
UNESCO. (1998). Conferencia Mundial sobre la Educación Superior en el Siglo XXI: Visión y acción. Paris.
UNESCO. (2009). Conferencia Mundial sobre la Educación Superior: La nueva dinámica de la educación superior y la investigación para el cambio social y el desarrollo. http://www.unesco.org/education/WCHE2009/comunicado_es.pdf
Comentários
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Mónica Arias Monge, Laura Solano Alvarado, Guaner Rojas Rojas