Resumo
As práticas científicas são um pilar na formação dos profissionais de Ciências do Movimento Humano (CMH), aproximando os estudantes da identificação e solução de problemas contextuais. Embora as experiências práticas e investigativas sejam inerentes ao processo de mediação e formação pedagógica, um fator vinculado a esse processo é a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Graças aos processos de autoavaliação das matérias, identificou-se que o TCC é um dos fatores pelos quais a eficiência terminal é cada vez menor. Essa problemática foi remediada, entre outras formas, com a utilização de modalidades como a prova de graduação, que precisam de menos tempo e são muito pontuais no mesmo aspecto. As considerações anteriores, embora resolvam, em certa medida, a necessidade de aumentar as taxas de eficiência terminal, não é considerado o melhor exercício acadêmico para a identificação e resolução de problemas contextuais relacionados com as CMH. Nesse sentido, é improrrogável ressignificar o TCC como um processo de ensino-aprendizagem dos conhecimentos, valores e habilidades vinculados ao exercício da profissão e não o reduzir a uma tarefa no final da etapa educativa. Para isso, é preciso vincular o TCC às práticas dos cursos, promovendo uma construção gradativa do processo investigativo e, assim, implementar planos de elaboração, gestão e acompanhamento do TCC.
Referências
Battaner Moro, E., González Chamorro, C., y Sánchez Barrios, J. L. (2016). El trabajo de fin de Grado (TFG) en las Universidades españolas. Análisis y discusión desde las Defensorías Universitarias. Revista Universidad, Ética y Derechos, 1. https://doi.org/10.25267/Rueda.2016.i1.08
Cuéllar Saavedra, Ó., Bolívar Espinoza, A. G., Cuéllar Saavedra, Ó., y Bolívar Espinoza, A. G. (2006). ¿Cómo estimar la eficiencia terminal en la educación superior? Notas sobre su estatuto teórico. Revista de la educación superior, 35(139), 7–27.
Chuaqui, J. B. (2002). Acerca de la historia de las universidades. Revista Chilena de Pediatría, 73(6), 583-585. https://doi.org/10.4067/S0370-41062002000600001
Domínguez, J. G., Mónaco, R. D., García, L. G., Bonaguro, L. M., y Vásquez, J. A. G. (2012). La investigación universitaria como eje de la transferencia social del conocimiento. Publicaciones en Ciencias y Tecnología, 6(1), 41-51.
Esper, M. (2008). Cómo educar en valores éticos (2a ed.). Trillas.
García, G. (2010). La formación investigativa del educador. Aportes e impacto. Enrique José Varona.
Giménez, J. V., y Pérez, E. B. (2016). Un nuevo reto para las universidades: La evaluación de la calidad de la gestión de los Trabajos de Fin de Grado. Foro de Educación, 14(21), 281–310. https://doi.org/10.14516/fde.2016.014.021.014
Harvey, D., y Harvey, D. (2018). La dialéctica. Territorios, 39, 245-272. https://revistas.urosario.edu.co/xml/357/35755981011/index.html
Latorre, A., Gómez, A., y Engel, L. (2010). Metodologia comunicativa crítica, transformació i inclusió social. Universitat de Barcelona, 13. https://raco.cat/index.php/TempsEducacio/article/view/211429
López Suárez, A., Albíter Rodríguez, Á., y Ramírez Revueltas, L. (2008). Eficiencia terminal en la educación superior, la necesidad de un nuevo paradigma. Revista de la educación superior, 37(146), 135-151.
Medina, A., y Salvador, F. (2009). Didáctica general (2a ed.). Pearson Educación.
Núñez, B. (2008). Hacia la Universidad Necesaria (2a ed.) Editorial Universidad Nacional.
Ortiz Torres, E. A. (2011). La dialéctica en las investigaciones educativas. Actualidades Investigativas en Educación, 11(2). https://doi.org/10.15517/aie.v11i2.10205
Pérez, C. C. F., Salinas, D. E. R., y Cabrero, F. H. (2013). La gestión educativa como base fundamental de la eficiencia terminal en el posgrado. FILHA, 8(9), 23–23.
Pérez González, J. A. (2006). La eficiencia terminal en programas de licenciatura y su relación con la calidad educativa. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 3(1), 421–431.
Pérez-Reveles, M. de la L. (2016). Impacto de la eficiencia terminal de la educación superior en México en la economía educativa. Eseconomía, 11(45), 133-156.
Ponce Vargas, J. M. (2018). El método dialéctico en la formación científica de los estudiantes de pedagogía. Actualidades Investigativas en Educación, 18(3), 147-167. https://doi.org/10.15517/aie.v18i3.33214
Romero-Ortega, A., y Sanz Cabrera, T. (2017). ¿Tesis o examen de grado? Un dilema para la formación investigativa. Alteridad, 12(2), 238-247. https://doi.org/10.17163/alt.v12n2.2017.09
Salas-Cabrera, J. (2014). Estilos de aprendizaje en estudiantes de la Escuela de Ciencias del Movimiento Humano y Calidad de Vida, Universidad Nacional, Costa Rica. Revista Electrónica Educare, 18(3), 159-171.
Universidad de Costa Rica. (2013). Estatuto Orgánico.
Universidad Nacional. (2015). Estatuto Orgánico.
Vanegas-Pissa, J. C., Sancho-Ugalde, H., Vanegas-Pissa, J. C., y Sancho-Ugalde, H. (2019). Análisis de cohorte: Deserción, rezago y eficiencia terminal, en la carrera de Licenciatura en Medicina y Cirugía de la Universidad de Ciencias Médicas. Revista Electrónica Educare, 23(1), 203–224. https://doi.org/10.15359/ree.23-1.11
Yaman, H. (2020). Ciencias del deporte, basadas en la evidencia. Podium. Revista de Ciencia y Tecnología En La Cultura Física, 15(1), 142-152.