Resumen
Este artigo objetiva abordar o dilema da formação matemática em Angola, através de critérios emitidos por estudantes e professores universitários, devido à insuficiente consciência social sobre a necessidade de melhorar a qualidade de ensino da Matemática, em todos os níveis e subsistemas de ensino. Esta abordagem permitiu identificar aspetos que possibilitam compreender e explicar a trajetória percorrida nesse campo, não só para reestruturar a forma como se inter-relaciona a componente académica, laboral e investigativa, mas também para melhor compreender a realidade matemática angolana, situando-a entre enfoques epistemológicos, metodológicos e tecnológicos que permitem acionar e controlar os elementos, fatores, caraterísticas, contradições e estratégias que contribuam para a transformação qualitativa desse processo. O procedimento metodológico seguido no desenvolvimento desse artigo é misto, pautado, essencialmente, na investigação-ação como um tipo de investigação qualitativa, baseado na observação de fenómenos associados à ação e à resolução de problemas, onde a participação ativa e comprometida do investigador e demais implicados no processo, desempenham um papel fundamental na transformação dessa dinâmica. Os resultados indicam que, apesar de os professores atribuírem, atualmente, maior relevância aos fatores contextuais que dinamizam a construção de conhecimentos matemáticos significativos para os estudantes, estes coincidem com a necessidade de se continuar a elevar os níveis de contextualização dos conteúdos em todos os níveis e subsistemas de ensino, aspeto que contribui para viabilizar o desenvolvimento de uma consciência social e institucional, sobre a pertinência da melhoria da qualidade do ensino da Matemática em Angola.
Este artículo tiene como objetivo abordar el dilema de la formación matemática en Angola, a través de criterios emitidos por estudiantes y profesores universitarios, debido a la insuficiente conciencia social sobre la necesidad de mejorar la calidad de la enseñanza de la Matemática, en todos los niveles y subsistemas educativos. Este enfoque permitió identificar aspectos que posibilitan comprender y explicar la trayectoria recorrida en ese campo, no solo para reestructurar la forma como se interrelaciona el componente académico, laboral e investigativo, sino para comprender mejor la realidad matemática angoleña, lo cual la sitúa entre enfoques epistemológicos, metodológicos y tecnológicos que permiten accionar y controlar los elementos, factores, características, contradicciones y estrategias que contribuyan a la transformación cualitativa de ese proceso, en todos los niveles y subsistemas educativos. El procedimiento metodológico seguido en el desarrollo de ese artículo es mixto, pautado en la investigación-acción, como un tipo de investigación cualitativa basado en la observación de fenómenos asociados a la acción y la resolución de problemas, donde la participación activa y comprometida del investigador y demás implicados en el proceso, juegan un rol fundamental en la transformación de esta dinámica. Los resultados indican que, a pesar de que los profesores asignan actualmente mayor importancia a los factores contextuales que dinamizan la construcción de conocimientos matemáticos significativos para los estudiantes, estos coinciden en la necesidad de seguir elevando los niveles de contextualización de los contenidos en todos los niveles y subsistemas educativos, aspecto que contribuye para viabilizar el desarrollo de una consciencia social e institucional sobre la pertinencia de la mejoría de la calidad de la enseñanza de la Matemática en Angola.
Citas
Angola. (7 de outubro, 2016). Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino. Lei número 17/16. Angola: Assembleia Nacional.
Angola. (2012). Plano Nacional de Formação de Quadros 2013 - 2020: programa de acção 2013-2014. Angola: Ministerio do Ensino superior.
Angola, Pró-Reitoria para Reforma Curricular. (2007). Programas curriculares dos cursos de Bacharelato e Licenciatura. Luanda, Angola: Universidade Agostinho Neto.
Angola. (31 de dezembro, 2001). Lei de bases do sistema de educação. Lei número 13/01. Angola: Assembleia Nacional. Recuperado de http://planipolis.iiep.unesco.org/sites/planipolis/files/ressources/angola_lei_de_educacao.pdf
Braunschweig, Scott y Bethke, Lynne. (2009). Estudio mundial sobre educación en situaciones de emergencia: informe de Angola [Trad. Daisy Johanna Sánchez]. Revista Magistro, 1(5), 19-47.
Chile, Contraloría General de la República. (2012). Guía práctica para la construcción de muestras. Chile: Unidad Técnica de Control Externo.
Cuicas Ávila, Marisol, Debel Chourio, Edie, Casadei Carniel, Luisa y Álvarez Vargas, Zulma. (2007). El software matemático como herramienta para el desarrollo de habilidades del pensamiento y mejoramiento del aprendizaje de las matemáticas. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 7(2), 1-34. DOI http://dx.doi.org/10.15517/aie.v7i2.9264
Da Ponte, João Pedro. (2007). Investigations and explorations in the mathematics classroom. The International Journal on Mathematics Education, 39(5-6), 419-430.
De Guzmán, Miguel. (2007). Enseñanza de las Ciencias y la Matemática. Revista Iberoamericana de Educación, (043), 19-58.
Fariñas, Gloria León. (2006). Desarrollando del pensamiento complejo. Revista Tiempo de Educar, 7(13), 99-121.
Faustino, Arnaldo y Pérez Luis, Sara. (2013). Utilización de las TIC en la enseñanza de la Estadística en la educación superior angolana. Revista Prisma Social, (11), 0-31.
Faustino, Arnaldo, Pérez Sánchez, Nereyda y Craib Díaz, Elexis. (2016). Habilidades intelectuales en la formación matemática-investigativa angoleña en el perfil Ingenieril. Revista Multiciencias, 16(1), 60-68.
Faustino, Arnaldo, Pérez Sánchez, Nereyda y Gungula, Eurico Wongo. (2017). Formación del Pensamiento Complejo Ingenieril en la Universidad “Óscar Ribas”. Telos. Revista de Estudios Interdisciplinarios en Ciencias Sociales, 19(3), 523-544.
Gungula, Eurico Wongo, Dieguez Batista, Raquel, Ugartemendía, Eglys Pérez. (2015). Estrategia didáctica para el perfeccionamiento del proceso de formación interpretativa en la matemática superior. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 15(2), 1-42. DOI: http://dx.doi.org/10.15517/aie.v15i2.18954
Gungula, Eurico Wongo, Dieguez Batista, Raquel y Ugartemendía, Eglys Pérez. (2016). El desarrollo del pensamiento interpretativo del estudiante universitario desde un enfoque didáctico-Matemático. Telos. Revista de Estudios Interdisciplinarios en Ciencias Sociales 18(2), 228–249.
Gungula, Eurico Wongo, Faustino, Arnaldo y Ugartemendía, Eglys Pérez. (2013). El contexto angolano de formación matemática: Un problema que se arrastra desde la base. Revista da Avaliação da Educação Superior, 18(2), 487-499. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772013000200013
Gungula, Eurico Wongo e Faustino, Arnaldo. (2013). Actual state of researches in science, technology and society of African universities. Comunicação apresentada em: III international research and practice conference, Westwood, Canada.
Gungula, Eurico Wongo, Torrecilla Díaz, Raudel and Puig Jiménez, Osmany. (2013). Dynamics of mathematical training in Angola and the role of engineering careers. Journal of Education Research and Behavioral Sciences. Apex Journal International, 2(12), 250-253.
Lagares Barreiro, Paula y Puerto Albandoz, Justo. (2001). Población y muestra. Técnicas de muestreos. España: Management Mathematics for European Schools. Recuperado de http://optimierung.mathematik.uni-kl.de/mamaeusch/veroeffentlichungen/ver_texte/sampling_es.pdf
Lüdke, Menga. (1994). Avaliação institucional: Formação de docentes para o ensino fundamental e médio: as licenciaturas. Cadernos CRUB, 1(4), 5-96.
Miguel, Antônio e Miorim, Maria Ângela. (2004). História na educação matemática: propostas e desafios. Brasil, Belo Horizonte: Autêntica.
Mora, David. (2005). Didáctica crítica, educación crítica de las matemáticas y etnomatemáticas. Bolivia: Editorial Campo Iris.
Moreira, Plínio Cavalcanti e David, Maria Manuela Martins Soares. (2005). O conhecimento matemático do professor: formação na licenciatura e prática docente na escola básica. Revista Brasileira de Educação, (28), 50-61. DOI http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782005000100005
Moreira, Plínio Cavalcanti. (2004). O conhecimento matemático do professor: formação na licenciatura e prática docente na escola básica (Tese para optar pelo grau de Doutor em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil.
Murillo Torrecilla, Francisco Javier, Rodríguez García, Sara, Herráiz Domingo, Noelia, de la Higuera Prieto, Marta, Martínez Solla, Marta, Picazo Zabala, Maribel, Castro Peláez, Irene y Bernal Escámez, Sara. (2010). Investigación Acción. Métodos de investigación en Educación Especial. Recuperado de https://www.uam.es/personal_pdi/stmaria/jmurillo/InvestigacionEE/Presentaciones/Curso_10/Inv_accion_trabajo.pdf
Quitembo, Alberto Domingos Jacinto. (2010). A formação de professores de Matemática no Instituto Superior de Ciências de Educação em Benguela - Angola. Um estudo sobre o seu desenvolvimento (Tese para optar pelo grau de Doutor em Ciências de Educação). Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.
Rodríguez, Milagros Elena. (2013). La educación matemática en la con-formación del ciudadano. Telos. Revista de Estudios Interdisciplinarios en Ciencias Sociales, 15(2), 215-230.
Souza, Luzia Aparecida de, Garnica e Antonio Vicente Marafioti. (2004). Formação de professores de matemática: um estudo sobre a influência da formação pedagógica prévia em um curso de licenciatura. Revista Ciência & Educação, 10(1), 23-39.
Teta, João Sebastião. (2009). Educação superior em Angola. In Marília Costa Morosini (Ed.), Seminário Internacional de Educação Superior da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (pp. 30-34) Porto Alegre: EdiPUCRS. Recuperado de http://www.pucrs.br/edipucrs/cplp/educacaosuperior.htm; http://www.pucrs.br/edipucrs/cplp/arquivos/teta.pdf
Thiollent, Michel. (1996). Metodologia da pesquisa – ação (7ª. ed.). Brasil: Editorial Cortez.